Plano de Estudos
Metodologia das Ciências Sociais 9023302
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 615_Opção V- RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de Metodologia das Ciências Sociais pretende dar a conhecer algumas das abordagens teóricas e ferramentas técnicas que se integram na atividade de investigação científica. No final, os estudantes devem ser capazes de: 1. Descrever o que é o conhecimento científico, caracterizando a interligação teórica e empírica numa investigação 2. Distinguir entre um plano, um desenho e um projeto de pesquisa 3. Definir um tema, problema, hipóteses, objetivos e objetos de estudo pertinentes para se integrarem eficazmente num estudo científico na área da comunicação 4. Selecionar e operacionalizar os conceitos e as correntes teóricas mais adequadas para cada pesquisa 5. Escolher de entre as técnicas de recolha e de análise dos dados mais recorrentes em ciências da comunicação, quais as mais produtivas para cada tipo de estudo nesta área 6. Aplicar os conteúdos e saber apresentar os seus resultados com impacto e o rigor exigido em todo o estudo científico.
Programa
1. Preparação da pesquisa 1.1. Especificidades da abordagem científica 1.2. Teoria e prática: paradigmas, métodos e técnicas 1.3. Planeamento, desenho e projeto de investigação: o processo 1.4. Ética e acesso 2.1. Área, tema, problemas e hipóteses empíricas 2.2. Definição de objetivos e do universo de estudo 2.3. Enquadramento teórico e operacionalização de conceitos 3.1. Pesquisa documental: fontes e revisão da literatura 3.2. Abordagens quantitativa, qualitativa e mista 3.3. Os questionários simples 3.4. As entrevistas 3.5. Observação simples, participante e controlada 4.1. A análise de dados estatísticos 4.2. Técnicas de análise qualitativa 5.1. Apresentação e discussão dos resultados 5.2. Preparação de um paper para publicação
Método de Avaliação
Exposição de conteúdos do programa e promoção da reflexão acompanhados do debate crítico em aula, mediante perguntas e respostas; Apresentação de materiais pedagógicos audiovisuais com incentivo à participação e discussão dos conteúdos; Exercícios práticos em aula; Disponibilização de leituras orientadas e de materiais de apoio ao autoestudo (disponibilizados na plataforma moodle (e-learning); Orientação tutorial (Horário de atendimento dos alunos: 1h antes da aula) Avaliação Contínua: Exercício 1. Concretização individual escrita e presencial de um problema de pesquisa e operacionalização dos respetivos conceitos (50%) Exercício 2. Construção individual de um Guião de Entrevista (50%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Communication Research: Strategies and Sources.: Rubin, R. B., Rubin A.M. & Haridakis, P. M. 2010 Rubin, R. B., Rubin A.M. & Haridakis, P. M. (2010). Communication Research: Strategies and Sources. Wadsworth Cengage Learning.
- Narrativa e Media: Géneros, figuras e contextos (Investigação).: Peixinho, A. T. e Araújo, B. 2017 Peixinho, A. T. e Araújo, B. (2017). Narrativa e Media: Géneros, figuras e contextos (Investigação). Imprensa da Universidade de Coimbra.
- Media Research Methods? Measuring Audiences, Reactions and Impact.: Gunter, B. 2000 Gunter, B. (2000). Media Research Methods? Measuring Audiences, Reactions and Impact. Sage.
- Survey Research Methods (Applied Social Research Methods).: Fowler, F. 2014 Fowler, F. (2014). Survey Research Methods (Applied Social Research Methods). Sage Publications.
- Social Research Methods.: Bryman, A. 2016 Bryman, A. (2016). Social Research Methods. Oxford University Press.
- Designing Social Research: the logic of anticipation.: Blaikie, N. 2010 Blaikie, N. (2010). Designing Social Research: the logic of anticipation. Polity Press.
- Media and Communication Research Methods: An Introduction to Qualitative and Quantitative Approaches.: Berger, A. 2016 Berger, A. (2016). Media and Communication Research Methods: An Introduction to Qualitative and Quantitative Approaches. Sage Publications.
- Publication Manual of the American Psychological Association. 7th edition.: American Psychological Association 2019 American Psychological Association (2019). Publication Manual of the American Psychological Association. 7th Edition. APA.