Plano de Estudos
Espanhol A1 (Nível I) 9229114
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 611_Opção I - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 612_Opção II - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem desenvolver e consolidar a sua competência comunicativa escrita e oral no nivel A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Prepara os estudantes para comunicar em situações simples e quotidianas. São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a compreender e produzir textos orais e escritos e diálogos na oralidade, bem como aprender a agir através da língua em diferentes ámbitos sociais e profissionais, focando-o dentro de um contexto de aprendizagem das Ciências Sociais.
Programa
Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos, em situações quotidianas. -Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da aula: dados pessoais; caracterização do físico e do carácter; relações familiares, profissionais e sociais; produtos de uso quotidiano; vida escolar; lugares, viagens e serviços; tempos livres, celebrações e diversões. -Forma e uso das unidades gramaticais elementares para formar frases simples: concordâncias; ordem da frase e dos constituintes; género e número de nomes e adjectivos; modo Indicativo dos verbos regulares e dos verbos auxiliares; determinantes, pronomes e quantificadores; advérbios e preposições. -Ortografia e ortoépia elementares do Espanhol. -Contraste lexical e gramatical entre o Português e o Espanhol relativamente aos textos e actividades da aula.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a Avaliação Contínua (AC) “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). O docente deve ser obrigatoriamente informado por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação. Nas épocas de recurso e especial AF.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Aula Internacional I: Corpas, Jaime 2017 Corpas, Jaime (2017). Aula Internacional I. Barcelona: Difusión.
- Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1: Martinez, Ana; Rosales, Francisco; Moreno Teresa 2017 Martinez, Ana; Rosales, Francisco; Moreno Teresa (2017). Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1. Barcelona: Difusión.
Secundária
- Actividades: Instituto Cervantes s/d http://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/aveteca.htm
- Gramática básica del estudiante de español: Alonso, R. et al. 2011 Alonso, R. et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español, Difusión, Barcelona
- Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual: N/A 2003 Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual (2003). Madrid: SGEL.