Plano de Estudos
Televisão e Cinema 9023402
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina visa proporcionar aos alunos competências teóricas e práticas no âmbito do Cinema e do jornalismo Televisivo. Concluindo a disciplina os estudantes deverão estar aptos a: - Compreender a conceptualização teórica relativa às dimensões inerentes à concepção da narrativa audiovisual, seja em formato guião ou já em filme, com o fim de procederem à elaboração de crítica cinematográfica em termos de actividade profissional enquanto crítico ou jornalista da área editorial da Cultura; - Manusear as técnicas para a execução de todas as etapas de concepção de uma curta-metragem (pré-produção, produção e pós-produção) a partir de recursos amadores, portáteis e de uso gratuito. - Reflectir sobre o papel e o poder da televisão na sociedade, identificando as principais regras da codificação da mensagem jornalística televisiva; - Manusear as técnicas da concepção jornalística e conceber os principais géneros informativos televisivos (Entrevista, Reportagem, Documentário).
Programa
CINEMA: 1. A criação do guião: da Ideia à Sinopse. 2. As categorias da narrativa cinematográfica: Acção, Personagens, Espaço, Tempo, Estruturação das Sequências Fílmicas. 3. As categorias descritivas: do Argumento à Realização. A Dramaturgia. 4. Escrita e análise do Guião. Visionamento crítico de filmes e respectiva decomposição. 5. A Realização de uma curta-metragem. TELEVISÃO: 1. O fenómeno televisivo na actualidade da informação. 2. Os géneros Televisivos: da informação ao entretenimento. 3. A televisão "em directo". Vantagens e Problemas. 4. A Televisão e as ferramentas multimédia. 5. Redacção para Televisão. 6. A construção de uma Grande Reportagem ou um Documentário. CINEMA E TELEVISÃO: 1. A gramática audiovisual: os códigos icónicos, linguísticos e sonoros 2. A captação da imagem e construção de sentidos: ângulos de filmagem, escala de planos fixos (Ambiente, Acção, Expressivos e Valorativos) e planos em movimento. Técnicas básicas de Edição.
Método de Avaliação
A avaliação desta disciplina pode ser realizada mediante Avaliação Contínua (AC), na época normal, ou através de exame escrito na época de recurso, caso os estudantes não obtenham aproveitamento na avaliação contínua. A Avaliação Contínua estrutura-se em duas componentes: um teste escrito individual, ponderado em 60%, e um trabalho de grupo que envolve a conceção de um projeto audiovisual (curta‑metragem, reportagem ou documentário) ao longo do semestre, com peso de 40%, exibido em contexto de aula. O exame da época de recurso abrangerá todos os tópicos do programa, com peso total de 100%. O horário de atendimento aos estudantes será divulgado na plataforma Moodle no início do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Da criação ao roteiro: teoria e prática: Comparato, D. 2018 Comparato, D. (2018). Da criação ao roteiro: teoria e prática. Summus Editorial.
- Telejornalismo: da história às técnicas: de Araújo, G. F. 2017 de Araújo, G. F. (2017). Telejornalismo:: da história às técnicas. Editora Intersaberes.
- The Documentary Filmaker's Roadmap. A Practical Guide to Planning, Production and Distribution.: Trump, M. 2018 Trump, M. (2018). The Documentary Filmaker's Roadmap. A Practical Guide to Planning, Production and Distribution. New York: Routledge
- Broadcast Journalism: Techniques of Radio and Television News.: Stewart, P. & Alexander, R. 2016 Stewart, P. & Alexander, R. (2016). Broadcast Journalism: Techniques of Radio and Television News. New York and London: Routledge
- The filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition.: Mercado, G. 2013 Mercado, G. (2013). The filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition. New York: Routledge
- Journalistic role performance: Concepts, contexts and methods.: Mellado, C., Hellmueller, L., & Donsbach, W. 2017 Mellado, C., Hellmueller, L., & Donsbach, W. (2017). Journalistic role performance: Concepts, contexts and methods. New York, NY: Routledge.
- 100 Ways to Shoot Great Dialogues Scenes.: Kenworthy, C. 2011 Kenworthy, C. (2011). Master Shots (Vol. 2). 100 Ways to Shoot Great Dialogues Scenes.Michael Wiese Productions
- Complete Screen writing Course, An end to end guide to writing, developing and marketing a cript for TV or Film.: Harris, C. 2014 Harris, C. (2014). Complete Screen writing Course, An end to end guide to writing, developing and marketing a cript for TV or Film. London: Teach Yorself Publishing
- The filmaker's Guide to Visual Effects: Dinur, E. 2017 Dinur, E. (2017). The filmaker's Guide to Visual Effects. NewYork: Routledge
- Documentary Storytelling: Curran Bernard, S. 2016 Curran Bernard, S. (2016). Documentary Storytelling. New York: Focal Press