Plano de Estudos

Investigação e Expressão Jornalística 9023401

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Familiarizar os alunos com as práticas jornalísticas; estimular o sentido crítico e o interesse pela notícia, não apenas enquanto consumidores de informação, mas sobretudo como futuros profissionais de Jornalismo; sensibilizar para a responsabilidade social de que o jornalista está investido; habilitar ao uso de técnicas específicas de investigação jornalística; compreensão dos constrangimentos inerentes à produção de informação, dos critérios noticiosos, da determinação do interesse público, da influência das fontes de informação, das técnicas de investigação adoptadas, dos modelos de abordagem, dos géneros jornalísticos escolhidos; enquadramento do papel do Jornalista na perspectiva da Liberdade de Informação e da Liberdade de Expressão; execução de modelos de planificação de informação.

Programa

1. O papel do jornalista: liberdade de expressão e liberdade de Imprensa, censura e autocensura, acesso às fontes, interesse público e interesse do público, relação com os poderes, responsabilidade social, valores éticos e deontológicos; 2. Facto e notícia: informação e comentário, conceito de notícia; 3. Pesquisa, selecção e difusão de informação: critérios de seleção, cobertura de acontecimentos programados, fontes e testemunhos, conflitos de interesse, recurso a métodos clandestinos, difusão da informação; 4. Organização da redacção: jornalista especializado ou generalista, agenda, secções, novos média; 5. Géneros jornalísticos: notícia, reportagem, entrevista, inquérito, artigos de opinião (editorial, crónica e comentário); 6. Planeamento: identificação do problema, pesquisa de fontes, apresentação do trabalho jornalístico.

Método de Avaliação

Aulas teóricas e exercícios de crítica noticiosa por parte dos alunos. Avaliação contínua: ensaio escrito individual (50%) e trabalho de grupo (50%). Assiduidade mínima obrigatória: 50%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Correia, F. (1997). Os jornalistas e as notícias. Lisboa: Caminho. Kovach, B. e Rosenstiel, T. (2005). Os elementos do jornalismo. O que os profissionais de Jornalismo devem saber e o público deve exigir. Porto: Porto Editora. Martins, P. (2013). O privado em público - Direito à informação e direitos de personalidade. Coimbra: Almedina. Natário, A.; Nery, I., Branco, S. (Coords.) (2017). Confidências e relatos de jornalistas portugueses. Lisboa: A Esfera dos Livros/Sindicato dos Jornalistas. Nobre-Correia,  J. M. (2018). Teoria da informação jornalística. Coimbra: Almedina. Pilger, J. (2005). Tell me no lies: Investigative journalism that changed the world. New York: Thunder's Mouth Press. Ramonet, I. (1999). A tirania da comunicação. Porto: Campo das Letras. Santos, R. (2006). Jornalistas e fontes de informação. Coimbra: MinervaCoimbra. Woodrow, A. (1996). Os meios de comunicação: Quatro poder ou quinta coluna, Lisboa: Dom Quixote.: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2 Semestre