Plano de Estudos
Economia 9238303
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Identificar o objeto, os conceitos centrais e os métodos da ciência económica. 2. Identificar os principais agentes económicos, os seus objetivos, as suas principais interações e as consequências das suas escolhas, no contexto de escassez. 3. Identificar e descrever instrumentos básicos de observação e análise do funcionamento da organização económica nas sociedades atuais, nos níveis micro e macro. 4. Descrever e caracterizar o funcionamento dos mercados de bens e possibilidades e efeitos da intervenção dos governos nos mesmos, aplicando os respetivos instrumentos. 5. Descrever e caracterizar o conjunto e agregados específicos da atividade económica e possibilidades e efeitos das principais políticas macroeconómicas, aplicando os respetivos instrumentos. 6. Desenvolver o espírito crítico sobre problemas económicos e temas da atualidade económica, para uma intervenção cívica responsável, enquanto cidadão/ã, e uma intervenção social informada, enquanto profissional do Serviço Social.
Programa
1. Introdução à Economia: a Ciência da Escolha 2. O Funcionamento dos Mercados de Bens e Serviços 3. Crescimento Económico, Emprego e Estabilização dos Preços 4. Crescimento Económico e Desenvolvimento Sustentável 5. Consumo, Poupança e Investimento 6. Estado, Finanças Públicas e Política Orçamental 7. Relações com o Exterior e Balança de Pagamentos 8. Moeda e Política Monetária
Método de Avaliação
A metodologia de ensino inclui: aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal dos/as estudantes. A avaliação é realizada de acordo com as regras previstas no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP. Na época normal, a avaliação contínua assenta em dois elementos de avaliação individual, escrita e presencial, ambos no formato de teste escrito realizado em sala de aula, no horário da unidade curricular, cada um com uma ponderação de 50%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Economia do Bem Comum.: Tirole, J. 2018 Tirole, J. (2018). Economia do Bem Comum . Lisboa: Guerra e Paz.
- Economia (19ª ed.).: Samuelson, P. & Nordhaus, D. 2011 Samuelson, P. & Nordhaus, D. (2011). Economia (19ª ed.). McGraw-Hill.
- Economics (14th ed.).: Lipsey, R.G. & Chrystal, A. 2020 Lipsey, R.G. & Chrystal, A. (2020). Economics (14th ed.). Oxford: Oxford University Press.
- Economics for Social Workers: The Application of Economic Theory to Social Policy and the Human services.: Lewis, M. and Widerquist, K. 2005 Lewis, M. and Widerquist, K. (2005). Economics for Social Workers: The Application of Economic Theory to Social Policy and the Human services. New York: Columbia University Press.
- Princípios de Economia (4ª ed).: Frank, R. & Bernanke, B. 2012 Frank, R. & Bernanke, B. (2012). Princípios de Economia (4ª ed). Lisboa: McGraw-Hill.
- Princípios de Economia.: Costa, C. G. (org.) 2011 Costa, C. G. (org.) (2011). Princípios de Economia. Lisboa: ISCSP.