Plano de Estudos

Teorias da Comunicação 9023206

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 616_Opção VI - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos gerais de aprendizagem visam: a) proporcionar aos alunos uma visão geral das diferentes abordagens e modelos teóricos relacionados com o processo de comunicação de massas; b) desenvolver a capacidade dos alunos para abordar criticamente práticas e conteúdos dos media através da mobilização dos instrumentos conceptuais adequados. Especificamente, esta UC tem como propósito desenvolver nos alunos competências que lhes permitam identificar, relacionar, discutir e questionar as principais abordagens teóricas ao fenómeno da comunicação de massas. A capacidade de refletir criticamente sobre os processos de comunicação de massas, tendo em conta uma variedade de aproximações teóricas, constitui um contributo para o desempenho dos alunos noutras UC, bem como num conjunto de atividades profissionais que venham a exercer na área dos media.

Programa

1.Noções introdutórias 1.1.A importância, alcance e limites da teoria 1.2.Sociedade, cultura e comunicação de massas 1.3.Objetivos da pesquisa em comunicação 1.4.O desenvolvimento dos media nas sociedades pós-modernas 1.5.A influência do pensamento científico sobre a comunicação 2. Enquadramento histórico dos efeitos mediáticos 2.1.O interesse pela comunicação nos séculos XX e XXI 2.2.A utilização dos media em campanhas globais 3.Principais teorias 3.1.Primeiros estudos 3.2.Escola de Frankfurt-teoria crítica 3.3.Efeitos socioculturais 3.3.1.Estudos culturais 3.3.1.1.Teoria culturológica 3.3.1.2.Teoria da receção 3.3.2.Espiral do silêncio 3.3.3.Teoria do cultivo 3.4.Teorias de efeitos cognitivos 3.4.1.Agenda-setting 3.4.2.Tematização 3.4.3.Knowledge gap 3.4.4.Teoria social cognitiva 3.5.Teorias e tecnologia 3.5.1.Usos e gratificações 3.5.2.Determinismo tecnológico 3.6.Produção noticiosa 3.6.1.Gatekeeping 3.6.2.Newsmaking 3.7.Teorias emergentes

Método de Avaliação

A avaliação inclui a) um trabalho de grupo (40%), que consiste na análise de artigos sobre uma abordagem teórica sob uma perspetiva científica, crítica e metodológica e b) dois exercícios/testes individuais escritos (cada um valendo 30% = 60%). As componentes de avaliação a e b exigem o desempenho do aluno como conhecedor, avaliador e analista científico e crítico dos conteúdos em abordagem. A valorizar: Domínio da bibliografia recomendada, pertinência das intervenções nas aulas, qualidade da discussão, facilidade e qualidade na aplicabilidade da teoria à prática. Os materiais de autoestudo são disponibilizados no moodle. Horário de atendimento tutorial: 1 hora antes ou depois da aula, a combinar com os alunos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Teorias da comunicação: Wolf, M. 2002 Wolf, M. (2002). Teorias da comunicação. Ed. Presença.
  • The media and modernity: Thompson, J. B. 1995 Thompson, J. B. (1995). The media and modernity. Polity Press.
  • Teoria da comunicação de massas: McQuail, D. 2003 McQuail, D. (2003). Teoria da comunicação de massas. FCG.
  • Mass communication theory: McQuail, D. 2005 McQuail, D. (2005). Mass communication theory. Sage.
  • Understanding media: McLuhan, M. 1964 McLuhan, M. (1964). Understanding media. McGraw-Hill Books.
  • História das teorias da comunicação: Mattelart, A., & Mattelart, M. 1997 Mattelart, A., & Mattelart, M. (1997). História das teorias da comunicação. Campo das Letras.
  • Media studies: Texts, production and context: Long, P., & Wall, T. 2009 Long, P., & Wall, T. (2009). Media studies: Texts, production and context. Pearson Longman.
  • Introdução ao estudo da comunicação: Fiske, J. 1993 Fiske, J. (1993). Introdução ao estudo da comunicação. Asa.
  • Sociologia da comunicação: Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media: Cunha, S., M.J. 2011 Cunha, S., M.J. (2011). Sociologia da comunicação: Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media. ISCSP.
  • E tudo na primeira página a política comunicou: Uma análise ao agendamento da política no jornalismo impresso português do século XXI: Belim, C. 2017 Belim, C. (2017). E tudo na primeira página a política comunicou: Uma análise ao agendamento da política no jornalismo impresso português do século XXI. In E. Araújo, H. Sousa & A. Moreira (Eds.), Comunicação e política (pp. 209-248). CECS.

Secundária

  • Essentials of mass communication theory: Berger, A. A. 1995 Berger, A. A. (1995). Essentials of mass communication theory. SAGE.
  • An integrated approach to communication theory and research: Stacks, D. W. , Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. (Eds.) 2019 Stacks, D. W. , Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. (Eds.). (2019). An integrated approach to communication theory and research. Routledge.
  • Comunicação: Santos, J. R. dos 2015 Santos, J. R. dos. (2015). Comunicação. Gradiva.

Disciplinas de Execução

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre