Plano de Estudos

Atração de Recursos Humanos: Análise e Descrição de Funções, Recrutamento, Seleção e Socialização 9157505

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

É uma Unidade de formação especifica sobre o tema da atração de recursos humanos que visa dotar os alunos dos conhecimentos, modelos e ferramentas necessários à conceção e implementação de sistemas de planeamento, recrutamento e seleção, e integração em contexto organizacional. Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento teórico abrangente no domínio do planeamento e aquisição de recursos humanos e que conheçam os principais temas de estudo. Pretende-se também que tenham a possibilidade de analisar e discutir casos reais de implementação de sistemas de planeamento, recrutamento e seleção. E, que sejam capazes de olhar para um sistema e proceder à sua análise critica em termos de pontos fortes e áreas de melhoria.

Programa

O conceito de planeamento estratégico dos recursos humanos; o processo e os modelos de planeamento; a importância das estratégias organizacionais de planeamento dos recursos humanos. A análise do trabalho: definições e contexto histórico; importância para os vários domínios da gestão de recursos humanos; tipos e fontes de informação; métodos de recolha de informação; conteúdo e técnicas de redação de uma descrição de função; os produtos de uma análise e descrição de função. O processo de recrutamento e seleção: definições e fases principais; os tipos de recrutamento: interno e externo, caracteristicas e vantagens / desvantagens. Os principios gerais para desenhar um sistema de seleção; as técnicas de avaliação psicológica; o processo de decisão em contexto de seleção. A fase da integração dos novos empregados na organização.

Método de Avaliação

Estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas teóricas e no debate de casos práticos, desenvolvendo as suas capacidades conceptuais e de reflexão crítica, e ainda a sua capacidade de aplicarem os conhecimentos em contextos organizacionais. A avaliação será de natureza mista e baseada nos seguintes critérios: prova individual de conhecimentos (50%); análise, descrição e especificação de uma função (25%);  análise de um tema organizacional aplicado (25%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bilhim, J. (2009). Gestão estratégica de recursos humanos (4ª ed.). Lisboa: ISCSP Guion, R. (2012). Assesment, measurement, and prediction for personnel decisions (2nd Edition). Routledge Heneman III, H.; Judge, T. & Kammeyer-Mueller, J. (2012). Staffing organizations (7th Edition). McGraw-Hill Lopes, M.P., Lopes, A., Botelho, C., Palma, P.J., Marujo, H., & Gomes, C. (Coord.) (2017). Gestão de Recursos Humanos: Modelos e Técnicas. Tomo 3: Recursos Humanos. Lisboa: Edições ISCSP Philipps, J.M. & Gully, S.M (2015). Strategic Staffing (3rd Edition). Pearson. Ployhart, R.; Schneider, B. & Schmitt, N. (2006). Staffing organizations. (3rd Edition). CRC Press, Taylor & Francis Group Wilson, M. et al. (2012). The handbook of work analysis. Routledge Diversos artigos científicos distribuídos durante as aulas.: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1 Semestre