Plano de Estudos
Cultura e Línguas Chinesas 9229614
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 612_Opção II - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma introdução ao estudo da língua e da cultura Chinesas. No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de: 1. Identificar as diferentes componentes da língua chinesa; 2. Reconhecer elementos escritos e fonéticos; 3. Aplicar componentes lexicais e gramaticais a diálogos curtos de conversação quotidiana; 4. Reconhecer a relação estrutural e estruturante entre a língua chinesa (falada e escrita) e aspetos centrais da cultura chinesa; 5. Compreender a importância de rituais, de valores e das principais escolas de pensamento na construção da identidade chinesa.
Programa
1. Introdução ao estudo da língua e da cultura Chinesas 2. Cumprimentos 3. Nomes e apelidos 4. Apresentar pessoas 5. Datas e horas: ano, mês, dia do mês, dias da semana, horas 6. Hábitos do quotidiano 7. Família 8. Temáticas culturais: Confucionismo, Taoísmo e Budismo
Método de Avaliação
As aulas de língua terão uma componente expositiva e uma componente prática com exercícios de oralidade, de leitura, de compreensão auditiva e de escrita. A cultura será lecionada através de aulas expositivas, sendo as discussões sobre os tópicos do ponto 8 realizadas a partir de leituras orientadas. Modalidades de avaliação disponíveis: Avaliação Mista: os conteúdos do ponto 1 ao ponto 4, serão avaliados por meio da realização de um teste escrito e oral (50%); serão avaliados no exame de época normal os conteúdos do ponto 5 ao ponto 8 (50%). A adesão à modalidade de Avaliação Mista é obrigatoriamente formalizada por escrito, nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo. A assiduidade é obrigatória nas aulas dedicadas a exercícios de avaliação. Avaliação Final: Exame final relativo a todos os pontos do programa da unidade curricular (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Chinese Symbolism and Art Motifs.: Williams, C.A.S. 1974 Williams, C.A.S. (1974). Chinese Symbolism and Art Motifs . Clarendon, Vermont: Tuttle Publishing.
- No Feminino Singular: identidades de género de mulheres chinesas migrantes .: Rodrigues, I. 2009 Rodrigues, I. (2009). No Feminino Singular: identidades de género de mulheres chinesas migrantes . Lisboa: ISCSP-UTL.
- An Introduction to Chinese Philosophy .: Lai, K. 2008 Lai, K. (2008). An Introduction to Chinese Philosophy . New York: Cambridge University Press.
- HSK Standard Course 1.: Jiang, L. 2014 Jiang, L.. (2014). HSK Standard Course 1 . Beijing, PRC: Beijing Language and Culture University Press.
- A China a partir das margens: Representações da Identidade numa Aldeia Étnica Mosuo da Província de Yunnan .: Ganito, T.. 2008 Ganito, T.. (2008). A China a partir das margens: Representações da Identidade numa Aldeia Étnica Mosuo da Província de Yunnan . Tese de Mestrado em Antropologia. Lisboa: ISCSP-UTL. 294 pp.