Plano de Estudos
Geografia Humana 9229402
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1) Compreender o conceito de Geografia Humana e a sua evolução histórica 2) Conhecimento das múltiplas abordagens da Geografia Humana e correspondente relevância para as Relações Internacionais 3) Análise da interdependência entre as várias escolas de pensamento emergentes na Geografia Humana 4) Situar o caso português no âmbito da Geografia Humana 5) Compreender o (atual e futuro) impacto do crescimento tecnológico na Geografia Humana
Programa
1. História do Conhecimento Geográfico 1.1 Da Geografia à Geografia Humana 1.2 Civilizações, Espaços e Ideias: O GPS de Ptolomeu 2. Abordagens da Geografia Humana nas Relações Internacionais 2.1 As implicações das temáticas de Geografia Humana nas RI 2.2 Global +/vs Local = Glocal 2.3 A Atividade Humana e os Ecossistemas: de Tóquio ao Saara 3. Geografia Humana ou Geografias Humanas? 3.1 A Geografia da Saúde 3.2 A Geografia da Religião 3.3 A Geografia do Medo 3.4 A Geografia da Inovação 3.5 A Geografia das Redes Sociais 4.O Caso Português 4.1 Cartografia da Portugalidade: A diáspora e os projetos de espaço português ao longo dos séculos 4.2 Portugal na Europa Continental e no Ocidente 4.3 O Mar como Conceito Estratégico Nacional 5. A Tecnologia na Geografia Humana 5.1 A Geografia Humana 2.0: O Homem e a Máquina 5.2 Novos Modelos Espaciais
Método de Avaliação
Os instrumentos de avaliação foram definidos de forma a refletir os objetivos e os conteúdos da unidade curricular, combinando exigência analítica, aplicação teórica e desenvolvimento de competências práticas. A metodologia de ensino articula uma componente teórica, centrada na análise crítica dos principais temas e estruturas da Geografia Humana, com uma componente prática e aplicada, dedicada ao desenvolvimento de competências de investigação, comunicação científica, interdisciplinaridade e resolução de problemas contemporâneos. Serão utilizados métodos participativos, análise de casos e debates. Avaliação contínua: Teste escrito individual (60%) - Avaliação dos conhecimentos adquiridos, capacidade de análise crítica e aplicação teórica. Poster académico em grupo (30%) – Trabalho de investigação aplicado sobre uma dimensão da geografia humana (das discutidas em aula ou proposta pelos grupos de estudantes) retratado num filme/série da atualidade. Grupos de 3 ou 4 alunos. Exemplos de temáticas: A Geografia da Saúde no filme “O Fiel Jardineiro” A Geografia da Religião no filme “A Vida de Pi” A Geografia do Medo no filme “Get Out” A Geografia da Inovação na série “Silicon Valley” A Geografia das Redes Sociais na série “Black Mirror” Apresentação do poster e debate dos trabalhos em Aula (10%) - Avaliação das competências de comunicação oral, clareza argumentativa, domínio do tema e debate estruturado Nas épocas de recurso e especial, a avaliação é feita mediante um exame escrito presencial (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- International encyclopedia of human geography: Kobayashi, A. 2019 Kobayashi, A. (2019). International encyclopedia of human geography. Elsevier.
- More than wordplay: Human geography and human intelligence: Kiș, A. 2023 Kiș, A. (2023). More than wordplay: Human geography and human intelligence. International Journal of Legal and Social Order, 3(1), 199-211.
- The geography of fear: Regional ethnic diversity, the security dilemma and ethnic war.: Melander, E. 2009 Melander, E. (2009). The geography of fear: Regional ethnic diversity, the security dilemma and ethnic war. European Journal of International Relations, 15(1), 95-124.
- The production of human-wildlife conflict: A political animal geography of encounter: Margulies, J. D., & Karanth, K. K. 2018 Margulies, J. D., & Karanth, K. K. (2018). The production of human-wildlife conflict: A political animal geography of encounter. Geoforum, 95, 153-164.
- Utilizing the theology of religions and human geography to understand the spatial dimension of religion and conflict.: Harris, E. J. 2022 Harris, E. J. (2022). Utilizing the theology of religions and human geography to understand the spatial dimension of religion and conflict. Religions, 13(6), 496.
- Geographies of science and technology 1: Boundaries and crossings: Mahony, M. 2021 Mahony, M. (2021). Geographies of science and technology 1: Boundaries and crossings. Progress in Human Geography, 45(3), 586-595.
- Geographies of artificial intelligence: Labor, surveillance, and activism: Walker, M., & Winders, J. L. 2024 Walker, M., & Winders, J. L. (2024). Geographies of artificial intelligence: Labor, surveillance, and activism. Human geography, 17(2), 227-235.