Plano de Estudos
Introdução à Análise de Dados 9229204
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sensibilizar os alunos para a importância da análise de dados e em simultâneo conferir-lhes competências fundamentais no domínio da aplicação das ferramentas estatística. Para a obtenção de aprovação nesta unidade curricular os alunos terão que: 1) Compreender dos conceitos de probabilidade e de variável aleatória, e adquirir a capacidade de os aplicar em contextos reais. 2) Compreender o conceito de amostra e saber identificar e aplicar as diferentes formas de amostragem. 3) Conseguir criar ficheiros de dados em ambiente SPSS, através da definição dos vários tipos de variáveis que caracterizam os indivíduos. 4) Conseguir analisar com destreza os dados de amostras, através do SPSS e fundamentalmente interpretar bem os resultados conseguidos. 5) Efectuar o cálculo de boas estimativas, recorrendo aos intervalos de confiança. 6) Conseguir efectuar regressões lineares através do SPSS e analisar a qualidade do ajuste.
Programa
1. INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA 1.1. O que é a Estatística 1.2. Escalas de medida e tipos de variáveis 2. AMOSTRAGEM 2.1. Aleatoriedade vs Representatividade 2.2. Amostragem aleatória e não aleatória 3. INTRODUÇÃO AO SPSS 3.1. Estrutura do programa 3.2. Ferramentas de validação de dados 3.3. Transformação dos dados 3.4. Representação gráfica 4. ESTATÍSTICA DESCRITIVA 4.1. Descrição tabelar 4.2. Descrição paramétrica 4.3. Descrição gráfica 4.4. Introdução à análise bivariada e medidas de associação 5. CONCEITO DE PROBABILIDADE 5.1. Definição de conceitos 5.2. Definições de probabilidade 5.3. Diagramas de Venn 5.4. Acontecimentos independentes 5.5. Probabilidades condicionadas 5.6. Teorema da probabilidade total e fórmula de Bayes
Método de Avaliação
Serão utilizados métodos de aprendizagem que envolvam os alunos na análise e aplicação de conceitos em contextos reais, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais. O docente começará por resolver um exercício com os alunos, nos exercícios seguintes, o docente será moderador. Os temas serão abordados com auxílio do SPSS. A avaliação contínua é a modalidade adotada em Época Normal e decorre durante o período letivo, pressupondo o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/as estudantes. A avaliação contínua desta Unidade Curricular integra três elementos de avaliação: dois elementos de avaliação escrita e individual (50% + 25%), calendarizados e realizados em sala de aula; e um elemento de avaliação em grupo (25%), calendarizado e realizado em sala de aula. Na Época de Recurso e na Época Especial a modalidade de avaliação é a avaliação final, que consiste num exame final, escrito, individual e presencial (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Estatística Descritiva: Reis, E. 2009 Reis, E. (2009). Estatística Descritiva (2ª ed.). Edições Sílabo.
- Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais: Barroso, M. Sampaio, & E. Ramos, M. 2010 Barroso, M. Sampaio, & E. Ramos, M. (2010). Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais (2ª ed.). Edições Sílabo.
- Análise Estatística com o SPSS Statistics: Marôco, J. 2018 Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ª ed.). Report Number.
- Social Statistics for a Diverse Society: Frankfort-Nachmias, C., & Leon-Guerrero, A. 2018 Frankfort-Nachmias, C., & Leon-Guerrero, A. (2018). Social Statistics for a Diverse Society (8th ed.). SAGE Publications.
- Introdução à Análise de Dados: Com recurso ao SPSS: Ramos Pinto, R. 2022 Ramos Pinto, R. (2022). Introdução à Análise de Dados: Com recurso ao SPSS (3ª ed.). Edições Sílabo.
- Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics: Field, A. 2024 Field, A. (2024). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics (6th ed.). SAGE Publications.