Plano de Estudos
Cidadania e Participação Política 9019604
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 616_Opção VI - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de conhecimentos sobre os modelos teóricos de participação política e as formas de acção política dos cidadãos Capacidade analítica: a) da organização e funcionamento das democracias a partir da estrutura de oportunidades de participação política b) do comportamento dos agentes políticos (tomada de decisão) face às formas de participação dos cidadãos c) das implicações concretas que o exercício ou não exercício da cidadania tem no funcionamento e na estabilidade das democracias. Capacidade de aplicação de conhecimentos: a) à resolução de situações concretas associadas à tomada de decisão pelas instituições políticas b) ao desenho de estudos sobre a relação dos cidadãos com o sistema político c) à análise critica de dados de investigações nacionais e internacionais (estudos regulares de aferição da opinião pública). Capacidade de construção da sua própria argumentação. Aquisição de competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Programa
1. Participação Política e Cidadania na perspectiva da Ciência Política 2. Para uma Noção de Participação Política 3. Valores associados à participação política 4. Participação política e democracia 5. Formas de participação política 6. Participação política e estabilidade das democracias 7. Participação e cidadania - relações entre os cidadãos e o sistema político (tendências actuais) 8. As TIC e as novas formas de envolvimento político
Método de Avaliação
Exposição das matérias em aula com vista à aquisição de competências teóricas e práticas. Disponibilização de textos para análise, estimulando a capacidade analítica e crítica ao nível individual. A época normal de avaliação decorre ao longo do semestre e funciona em avaliação contínua. A avaliação contínua é constituída por dois elementos: (1) um teste escrito, individual e presencial (50% da nota final); (2) um trabalho individual realizado ao longo do semestre com apresentação oral obrigatória em aula (50% da nota final). A avaliação final, disponível na Época de Recurso e na Época Especial, consiste num exame escrito, individual e presencial. O exame final tem uma ponderação de 100 % na nota final da unidade curricular.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Principles of Comparative Politics: Clark, W. R., Golder, M., & Golder, S. N. (Eds.) 2018 Clark, W. R., Golder, M., & Golder, S. N. (2018). Principles of Comparative Politics. CQ Press.
- Comparative Politics: Daniel Caramani 2020 Caramani, D. (Ed.). (2020). Comparative Politics. Oxford University Press.
- Cidadania e Participação Política - temas e perspectivas de análise: Martins, M. Meirinho 2010 Martins, M. Meirinho (2010) Cidadania e Participação Política - temas e perspectivas de análise. ISCSP. Lisboa.
- Parties Without Partisans: DALTON, R. & WATTENBERG, M. (Eds.) 2000 DALTON, R. & WATTENBERG, M. (Eds.). (2000). Parties Without Partisans. Oxford: Oxford University Press.
- Voter and Party Identification: BUDGE, I. 1977 BUDGE, I. (1977). Voter and Party Identification London: Wiley.
- Political Action, Mass Participation in Five Western Democracies: BARNES, S. et al. 1979 BARNES, S. et al. (1979). Political Action, Mass Participation in Five Western Democracies. London: Sage.
- Strong Democracy: Participatory Politics for a New Age: BARBER, B. 1986 BARBER, B. (1986). Strong Democracy: Participatory Politics for a New Age. Berkeley: University of California Press.
- Citizenship: Rights, Struggle and Class Inequality: BARBALET, J.M. 1988 BARBALET, J.M. (1988). Citizenship: Rights, Struggle and Class Inequality. Minneapolis: University of Minnesota Press.
- The Civic Culture: Political Attitudes and Democracy in Five Nations: ALMOND, G. & Verba, S. 1989 ALMOND, G. & Verba, S. (1989). The Civic Culture: Political Attitudes and Democracy in Five Nations. Princeton: Princeton University Press.