Plano de Estudos

Comunicação Política 9019507

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 613_Opção III - RI (2014/2015)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Domínio de ferramentas analíticas necessárias à compreensão do modo de funcionamento dos sistemas políticos e das respectivas estruturas políticas a partir das relações de comunicação. Pretende-se que os alunos apliquem as ferramentas analíticas ao funcionamento concreto das instituições políticas de modo a projectar, implementar e avaliar acções de comunicação política nos mais diversos domínios (governamental, partidário, autárquico e até jornalístico). Os alunos devem igualmente ser capazes de distinguir e conceber  modelos argumentativos, tipos discursivos e mensagens políticas, assumindo as especificidades da agenda política e os seus objectivos de curto, médio e longo prazo, adaptando-se também ao meio através do qual a comunicação política tem lugar: meios tradicicionais (imprensa, rádio e televisão) ou meios digitais (páginas web, redes sociais, etc.).  

Programa

1. Opinião pública, democracia e agenda política 2.Comunicação política 3. Comportamento eleitoral, voto e comunicação 4. Estratégias e instrumentos da comunicação política 5. Comunicação política nas campanhas eleitorais 6. Comunicação política e agendamento 7. Especificidades da agenda política 8. Especificidades da agenda mediática 9. Especificidades da agenda publica 10. Comunicação política e imagem 11. Comunicação política regular e de crise 12. Media como atores políticos 13. Comunicação política digital 14. Tendências de futuro na Comunicação Política

Método de Avaliação

As metodologias de ensino de aprendizagem (aulas teórico-práticas; discussões de grupo, experiências de “jigsaw”, permitirão acompanhamento contínuo dos discentes. Os alunos conseguirão adquirir competências teóricas, analíticas, críticas e metodológicas. As aulas teóricas serão esteio da transmissão de conhecimentos estruturados e sistematizados, enquanto as aulas práticas permitem usar instrumentos metodológicos de análise específicos. A metodologia “jigsaw” compromete os alunos a ir mais longe e até a aprender de forma mais empírica, indo ao encontro de jovens da geração z e seguintes. Por fim, o acompanhamento contínuo dos discentes inclui 2 elementos de avaliação em aula: um trabalho de grupo de componente prática (40%) e um teste individual escrito (60%). Recomendações bibliográficas e informações sobre a UC serão partilhadas na plataforma Moodle (e-learning) na respetiva página. Orientações tutoriais poderão ser agendadas por correio eletrónico.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Controlling the message - New Media in American Political Campaign: Farrarmyer, V.& Vaughn, J. 2015 Farrarmyer, V.& Vaughn, J., Controlling the message - New Media in American Political Campaign, New York, New York University Press.
  • The freedom to choose personal agenda: removing our reliiance on media agenda: Brubaker, J. 2008 Brubaker, J. (2008), The freedom to choose personal agenda: removing our reliiance on media agenda. American Communication Journal, 10 (3), 1-1.
  • Political Communications and Democratic Politics.: Norris, P. 2001 Norris, P. (2001) Political Communications and Democratic Politics. In: Bartle J., Griffiths D. (eds) Political Communications Transformed. Palgrave Macmillan, London.
  • A Tribuna Pública do Comentário Político.: Sena, N. M. 2008 Sena, N. M. A Tribuna Pública do Comentário Político. In Meirinho Martins et al, (2008). Comunicação e Marketing Político; Contributos pedagógicos 2 (organizador) Lisboa: ISCSP.
  • A Interpretação Política do Debate Televisivo 1974 - 1999.: Sena, N. M. 2002 Sena, N. M. (2002) . A Interpretação Política do Debate Televisivo 1974 - 1999. Lisboa: ISCSP.
  • A Virtuous Circle: Political Communication in Postindustrial Societies.: Norris, P. 2000 Norris, P. (2000). A Virtuous Circle; Political Communication in Postindustrial Societies. Nova Iorque: Cambridge University Press

Secundária

  • American Public opinion:its origins, content and impact: Erikson, R. S., & Tedin, K.L. 2015 Erikson, R. S., & Tedin, K.L., American Public opinion:its origins, content and impact, USA: Routledge

Disciplinas de Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre