Plano de Estudos
Avaliação de Desempenho 9157601
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
É uma Unidade de formação especifica sobre o processo de gestão do desempenho que visa dotar os alunos dos conhecimentos, modelos e ferramentas necessários à concepção e implementação de sistemas de gestão do desempenho em contexto organizacional. Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento teórico abrangente em relação ao constructo do desempenho individual e que conheçam os principais temas de interesse teórico e aplicado. Pretende-se também que tenham a possibilidade de analisar e discutir casos reais de implementação de sistemas de gestão do desempenho. E, que sejam capazes de olhar para um sistema em concreto e proceder à sua análise critica em termos de pontos fortes e areas de melhoria. Finalmente, vai-se definir e promover a tomada de conscência acerca das condições organizacionais que influenciam a eficácia de um sistema de gestão do desempenho.
Programa
O conceito de gestão do desempenho; distinção entre gestão do desempenho e avaliação do desempenho; os beneficios e riscos decorrentes de uma boa ou má implementação de um sistema de gestão do desempenho; as finalidades e papéis do processo de gestão do desempenho; o ciclo de gestão do desempenho: modelos e fases; as características ideais de um sistema de gestão do desempenho; a implementação de um sistema de gestão do desempenho: etapas, elementos e critérios de sucesso; a natureza multidimensional do desempenho: a dimensão do desempenho tarefa e contextual; abordagens do desempenho centradas nos resultados e/ou comportamentos; as teorias motivacionais do desempenho: Goal Setting Theory; Identificar e definir objetivos e padrões do desempenho; métodos para a avaliação do desempenho: métodos absolutos e relativos; os erros de avaliação; a entrevista de avaliação e o plano de desenvolvimento.Caracterização de culturas organizacionais orientadas para o desempenho.
Método de Avaliação
Estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas teóricas e no debate de casos práticos, desenvolvendo as suas capacidades conceptuais e de reflexão crítica, e ainda a sua capacidade de aplicarem os conhecimentos em contextos organizacionais. A avaliação será de natureza contínua e consiste numa atividade individual de aplicação de conceitos e técnicas de avaliação do desempenhos (50%); num ensaio teórico a realizar em grupo e com apresentação em aula sobre um assunto / conceito relevante para o processo de gestão do desempenho (25%); e a análise em grupo de um caso organizacional aplicado (25%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Armstrong, M. (2014). Handbook of performance management (5th Edition). Kogan Page. Aguinis, H. (2013). Performance management (3rd Edition). Pearson. Bilhim, J. (2009). Gestão estratégica de recursos humanos (4ª ed.). Lisboa: ISCSP. Lopes, M.P., Lopes, A., Botelho, C., Palma, P.J., Marujo, H., & Gomes, C. (Coord.) (2017). Gestão de Recursos Humanos: Modelos e Técnicas. Tomo 3: Recursos Humanos. Lisboa: Edições ISCSP. Pulakos, E.D. & Mueller-Hanson, R.A. (2018). Transforming Performance Management to Drive Performance. Routledge. Smither, J. & London, M. (2009). Performance management: Putting research into action. Society for Industrial and Organizational Psychology. Diversos artigos científicos distribuídos durante as aulas.: null null