Plano de Estudos
Antropologia e Desenvolvimento 9448602
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 612_Opção II - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de: 1. Ter um conhecimento histórico crítico dos principais paradigmas de desenvolvimento a partir da década de 1950, com o fim da segunda guerra mundial; 2. Conhecer as diferentes linhas interpretativas e posicionamentos da antropologia sobre o desenvolvimento e as políticas e ações relacionadas, em particular a partir da década de 1970 até ao presente; 3. Compreender as abordagens contemporâneas (sec. XXI) da Antropologia do Desenvolvimento; 4. Conhecer alguns estudos de casos específicos através da leitura de etnografias;
Programa
1. Introdução histórica ao conceito de desenvolvimento e ao conjunto de práticas relacionadas a partir do fim da Segunda Guerra mundial: a trajetória dos paradigmas do desenvolvimento até o século XXI (Teoria da Modernização, Teoria da Dependência, Análise do Sistema-Mundo, estudos feministas, neoliberalismo e políticas de austeridade, transformações e mudanças globais contemporâneas). 2. Além dos paradigmas do desenvolvimento: o olhar antropológico. O desenvolvimento analisado como processo cultural, económico e político. 3. Os teóricos do Pós Desenvolvimento e os seus aspetos críticos. 4. Alguns estudos de caso: microfinanças e Fair Trade.
Método de Avaliação
As aulas terão períodos de exposição de conteúdos, apoiados por materiais audiovisuais por parte da docente, aulas com alguns exercícios práticos relacionados com a leitura e discussão de textos sobre os temas do programa em aula. Será valorizada a participação ativa dos alunos durante as aulas. A avaliação será feita por Avaliação Contínua (AC) ou exame final (Avaliação Final) conforme Regulamento de Avaliação ISCSP. Avaliação Contínua (AC) – Época Normal: • 1 teste escrito individual e presencial sobre os pontos 1 e 2 do programa (50%); • 1 teste escrito individual e presencial sobre os temas 3 e 4 (50%). Avaliação Final – Época de Recurso: exame final individual e presencial sobre todos os pontos do programa (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Divide: A Brief Guide to Global Inequality and its Solutions: Hickel, J. 2017 Heinemann
- Exploring Post-development. Theory and practice, problems and perspectives: Ziai, A. 2004 London: Routledge
- Anthropology and Development. Understanding contemporary social change: Olivier de Sardan, J.P. 2005 London: Zed Books
- Anthropology and Development: Challenges for the Twenty-First Century: Gardner, K. and Lewis, D. 2015 London: Pluto Press
- “Desenvolvimento, antropologia e “participação”. Uma proposta de reflexão crítica”: Salviani, R. 2010 Anuário Antropológico, I