Plano de Estudos
Teoria das Relações Internacionais 9229216
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os discentes adquiram conhecimento sobre as diversas abordagens e perspetivas teóricas em relações internacionais. Tendo a unidade curricular uma natureza eminentemente teórica, espera-se que os discentes consigam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre as teorias internacionalistas à leitura e interpretação da realidade do sistema internacional contemporâneo. O objetivo é estimular, por parte dos alunos, uma atitude científica e crítica que lhes permita desenvolver argumentos próprios e autónomos sobre os desafios colocados perante a pluralidade e diversidade de teorias em relações internacionais.
Programa
1. O Mapa Teórico em Relações Internacionais. 2. O Realismo Clássico. 3. O Realismo Estruturalista. 4. O Realismo Neoclássico. 5. Liberalismo, Neoliberalismo e a "Escola Inglesa" das Relações Internacionais. 6. Marxismo e Neomarxismo. 7. O Modelo Centro-Periferia, as Teorias da Dependência e a Teoria do Sistema-Mundo. 8. O Construtivismo Social. 9. A Teoria Crítica. 10. As Perspetivas Feministas das Relações Internacionais. 11. O Pós-colonialismo. 12. Normativismo, ética e cosmopolitismo na Teoria das Relações Internacionais. 13. Teorias Críticas de Segurança; 14. O Pós-estruturalismo.
Método de Avaliação
1.Explanação dos conteúdos programáticos com vista à transmissão de conhecimento teórico; 2.Discussão de conceitos e perspectivas teóricas com o objetivo de desenvolver o espírito crítico dos discentes, bem como a sua capacidade em aplicar o conhecimento teórico à análise do sistema global. 3. Modalidade de Avaliação: 3.1. Época normal: Modalidade de Avaliação Contínua. Realização de dois testes individuais, escritos e presenciais ao longo do semestre. Cada teste individual, escrito e presencial corresponde a 50% da nota da época normal. Os testes individuais, escritos e presenciais incidirão sobre os conteúdos incluídos no programa da Unidade Curricular. 3.2. Épocas de recurso e especial: Modalidade de Avaliação Final. Realização de um exame final escrito, individual e presencial. O exame final escrito, individual e presencial corresponde a 100% da nota final. O exame final escrito, individual e presencial incidirá sobre os conteúdos incluídos no programa da Unidade Curricular.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- International Relations Theory. A Critical Introduction.: Weber, C. 2021 Weber, C. (2021). International Relations Theory. A Critical Introduction. London and New York: Routledge.
- International Relations Theory for the Twenty-First Century: an Introduction: Griffiths, M. 2007 Griffiths, M. (2007). International Relations Theory for the Twenty-First Century: an Introduction. London and New York: Routledge.
- The Conduct of Inquiry in International Relations.: Jackson, P.T. 2016 Jackson, P.T. (2016). The Conduct of Inquiry in International Relations. New York: Routledge.
- Theories of International Relations: Burchill, S. et al. 2022 Burchill, S. et al. (2022). Theories of International Relations. London: Bloomsbury Publishing.
- The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations: Baylis, J., Smith, S. & P. Owens 2020 Baylis, J., Smith, S. & P. Owens (2020). The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations. Oxford: Oxford University Press.
- Compreender as Relações Internacionais: Brown, C. & Ainley, K. 2012 Brown, C. & Ainley, K. (2012). Compreender as Relações Internacionais. Lisboa: Ed. Gradiva.
- Introduction to International Relations - Theories and Approaches: Jackson, R. & Sorensen, G. 2013 Jackson, R. & Sorennsen, G. (2013). Introduction to International Relations - Theories and Approaches. Oxford: Oxford University Press
- International Relations Theories - Discipline and Diversity: Dunne, T., Kurki, M. & Smith, S. 2013 Dunne, T., Kurki, M. & Smith, S. (2013). International Relations Theories - Discipline and Diversity. Oxford: Oxford University Press.
Secundária
- The Oxford Handbook of International Relations.: Reus-Smit, C. & Snidal, D. 2010 Reus-Smit, C. & Snidal, D. (2010). The Oxford Handbook of International Relations. Oxford: Oxford University Press.
- Introdução à Teoria das Relações Internacionais: Marques dos Santos, V. & Ferreira, M.J. 2012 Marques dos Santos, V. & Ferreira, M.J. (2012). Introdução à Teoria das Relações Internacionais. Lisboa: ISCSP/UTL