Plano de Estudos

Introdução e Metodologia das Relações Internacionais 9229103

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os estudantes adquiram uma metodologia de interpretação dos factos, processos e estruturas que constituem as relações internacionais contemporâneas. Pretende-se reforçar competências reflexivas que permitam, através de uma análise sociológica e histórica do sistema internacional, da teoria política internacional e da análise da conjuntura, produzir afirmações sustentadas sobre o dia-a-dia das relações internacionais. Será incentivado o uso de métodos audiovisuais no sentido de identificar e caraterizar atores e estruturas, bem como processos de interação mais conjunturais. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram competências comunicativas capazes de problematizar e debater as principais questões da agenda internacional. 

Programa

1  Por onde começamos a pensar sobre o mundo? Estrutura e agentes Do estadual ao transestadual Explicar e compreender   2  Como temos acesso ao que acontece no mundo? Os media Etnografia e documentário Discursos e contradiscursos nas séries de tv   3  Que ideias e conceitos nos ajudam a pensar politicamente o mundo? Realismo Liberalismo Crítica   4  Como emergiu e como se consolidou o atual sistema internacional? História dos sistemas internacionais Conflito e cooperação em Vestefália Articulações Vestefália/Capitalismo   5  Como é produzida a in/segurança no atual sistema internacional? Limitação da violência Da segurança nacional à segurança global Ordem liberal e segurança coletiva   6  Como é produzida a in/justiça no atual sistema internacional? Ordem e justiça no sistema internacional Justiça e injustiça na sociedade global Os tribunais internacionais   7  Como é produzido o bem-estar no atual sistema internacional? Dinâmicas da população mundial Dinâmicas da economia mundial A cooperação para o desenvolvimento

Método de Avaliação

A metodologia de ensino terá duas componentes, uma mais teórica e outra mais prática. A vertente teórica diz respeito à exposição dos conteúdos programáticos. Assim, o programa foi organizado em torno de sete questões essenciais em Relações Internacionais, que ocuparão, cada um, duas das catorze semanas do semestre. A vertente mais prática diz respeito à reflexão sobre essas questões a partir de pequenos textos e materiais audiovisuais discutidos em aula. A avaliação contínua de época normal consiste nos seguintes 4 elementos: (1) Trabalho de grupo de criação de um portfolio de notícias e leitura crítica das mesmas, a entregar em 3 momentos diferentes do semestre (10%+15%+15%=40%). A nota é dada ao grupo, portanto não há avaliação individual nestes três elementos. (2) Teste individual escrito de avaliação dos conteúdos programáticos (60%). Nas épocas de recurso e especial, a avaliação será feita mediante um exame escrito final (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Visual Global Politics: Bleiker, R. (ed.) 2018 Bleiker, R. (Ed.). (2018). Visual Global Politics. Londres e NY: Routledge.
  • The Oxford Handbook of Global Justice: Brooks, T. (ed.) 2020 Brooks, T. (Ed.). (2020). The Oxford Handbook of Global Justice. Oxford: Oxford University Press.
  • Understanding International Relations: Brown, C. e Ainley, K. 2005 Brown, C. e Ainley, K. (2005). Understanding International Relations. NY: Palgrave Macmillan.
  • An Introduction to International Relations: Devetak, R., Burke, A. e George, J. (eds.) 2012 Devetak, R., Burke, A., George, J. (Eds.). (2012). An Introduction to International Relations. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Resources and Applied Methods in International Relations: Devin, G. (ed.) 2018 Devin, G. (Ed.). (2028). Resources and Applied Methods in International Relations. NY: Palgrave Macmillan.
  • Global Politics: A New Introduction: Edkins, J. e Zehfuss, M. (eds.) 2014 Edkins, J. e Zehfuss, M. (Eds.). (2014). Global Politics: A New Introduction. Londres e NY: Routledge.
  • International Relations: Goldstein, J. S. e Pevehouse, C. W. 2017 Goldstein, J. S. e Pevehouse, C. W. (2017). International Relations. Boston: Pearson.
  • Connectography. Mapping the Future of Global Civilization: Khanna, P. 2016 Khanna, P. (2016). Connectography. Mapping the Future of Global Civilization. NY: Random House.
  • Qualitative Methods in International Relations: Klotz, A. e Prakash, D. (eds.) 2008 Klotz, A. e Prakash, D. (Eds.). (2008). Qualitative Methods in International Relations. NY: Palgrave Macmillan.
  • Introduction to Global Politics: Lamy, S., Masker, J., Baylis, J., Smith, S. e Owens, P. (eds.) 2017 Lamy, S. et al. (Eds.). (2017). Introduction to Global Politics. Oxford: Oxford University Press.
  • The Essentials of Global Politics: Langhorne, R. 2006 Langhorne, R. (2006). The Essentials of Global Politics. Londres: Hodder Arnold.
  • Introduction to Global Politics: Mansbach, R. e Rafferty, K. 2008 Mansbach, R. e Rafferty, K. (2008). Introduction to Global Politics. Londres e NY: Routledge.
  • Introduction to International and Global Studies: Shallman, S. e Brown, K. 2011 Shallman, S. e Brown, K. (2011). Introduction to International and Global Studies. Chapel Hill: University of North Carolina Press.
  • Gender Matters in Global Politics: A Feminist Introduction to International Relations: Shepherd, L. J. (ed.) 2010 Shepherd, L. J., (Ed.). (2010). Gender Matters in Global Politics: A Feminist Introduction to International Relations. Londres e NY: Routledge.
  • Atlas of Global Development, 4th ed.: The World Bank 2013 The World Bank (2013). Atlas of Global Development (4.ª ed.). Washington: IBRD.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre