Plano de Estudos

Estratégia e Gestão da Empresa 9023204

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

 Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência.  Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores.  Analisar as capacidades necessárias para que os gestores, em cada nível, maximizem o seu desempenho.  Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias.  Analisar mais profundamente o planeamento estratégico e a formulação de estratégias.  Explicar como as empresas analisam o seu ambiente e como procedem à sua análise interna, apresentando as análises SWOT, PEST, Matriz BCG, Cinco Forças de Porter.  Caracterizar as decisões empresariais quanto a rotina, grau de incerteza e risco e analisar a sua importância relativa conforme os diversos níveis de gestão.

Programa

1 Gestão, a empresa e o meio envolvente 2 Planeamento 3 Tomadas de Decisão 4 Organização, Processo e Estruturas 5 Direção 6 O Processo de Controlo 7 Conceitos Fundamentais de Empreendedorismo 8 Processo Empreendedor

Método de Avaliação

Dada a natureza prática da unidade, os método de ensino compreendem o expositivo e o interrogativo, por um lado e, por outro, os métodos activos, como a realização de estudos de casos, exercícios a serem realizados em equipa. Avaliação continua (AC): exercícios em sala de aula (10%), trabalho escrito realizado em equipa (30%) e avaliação individual, escrita, presencial (60%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Gestão das Organizações (3a edição): Teixeira, S. 2013 Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações (3a. Edição). Escolar Editora

Secundária

  • Gestão Estratégica: Teixeira, S. 2020 Teixeira, S. (2020). Gestão Estratégica. (2ª edição). Escolar Editora
  • Gestão Estratégica – Conceitos e prática.: Serra, F. R. et al. 2010 Serra, F. R. et al. (2010). Gestão Estratégica – Conceitos e prática. (3ª edição). LIDEL
  • Gestão de empresas – princípios fundamentais: Carvalho, J. E. 2019 Carvalho, J. E. (2019). Gestão de empresas – princípios fundamentais. (5ª edição). Edições Sílabo.
  • Pensamento Estratégico – Antecipar as ondas do futuro.: Cardeal, N. 2018 Cardeal, N. (2018). Pensamento Estratégico – Antecipar as ondas do futuro. (3ª edição). Universidade Católica Editora
  • Estratégia – Criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais: Freire, A. 2020 Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais. Bertrand Editora

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2 Semestre