Plano de Estudos

Desenvolvimento do Potencial e Gestão da Formação 9157603

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Permitir a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos referentes à gestão e prática da formação e desenvolvimento.

Programa

Formação e desenvolvimento: abordagem conceptual Competências, talento e formação e desenvolvimento A gestão da formação Pré-Diagnóstico e formulação das políticas de formação Levantamento de necessidades de formação Plano de formação Desenvolvimento da ação formativa Avaliação da formação Métodos e técnicas de formação

Método de Avaliação

Aulas teóricas e práticas e análise de casos; A modalidade de avaliação adoptada será avaliação por exame final (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Lopes, A., & Picado, L. (2010). Concepção e gestão da formação profissional contínua: Da qualificação à aprendizagem organizacional. Mangualde: Edições Pedago Cardim, J. C. (2009). Gestão da formação nas organizações. Lisboa: Lidel Craig, R. L. (Ed.). (1976) Training and Development Handbook: A Guide to Human Resource Development (2nd ed.). New York: McGraw-Hill (Cota ISCSP: 22644. ) Taylor, B., & Lippit, G. (Eds.). (1983). Management development and training handbook (2nd ed.). London: McGraw-Hill (Cota: HD57.7 TAY 1983 ) Diversos artigos científicos distribuídos durante as aulas: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2 Semestre