Plano de Estudos
Inglês C1 (Nível IV) 9229108
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 196_Línguas I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 198_Línguas III - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 611_Opção I - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 615_Opção V- RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 613_Opção III - RI (2014/2015)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo principal desta UC é o de ativar e melhorar competências pré-existentes para permitir comunicação efetiva no âmbito das Ciências Sociais. Levar-se-á a cabo análise de necessidades do grupo, adaptando o programa para a efetiva melhoria de competências. Os estudantes deverão no final do semestre: reconhecer e usar conceitos como audiência, propósito, contexto ou género para utilização em situações de compreensão de texto escrito ou de produção de escrita; apoiar a argumentação, seja escrita ou oral através do uso de exemplos, comentários e/ou material citado e devidamente referenciado; refletir criticamente sobre a escrita ou produção oral próprias. O desenvolvimento de conhecimento específico envolverá trabalho gramatical avançado (formas verbais, advérbios, adjetivos, conjunções e estrutura) e vocabulário, a este nível; as competências de avaliação autónoma da produção própria e de estudo individual; o desenvolvimento de aptidões como autoconfiança, pronúncia e entoação.
Programa
Áreas temáticas de leitura e reflexão crítica: International Relations, Communication Issues, People and Ideas, Law and Society, Education and Employment entre outros que se considerem necessários. Áreas gramaticais: Revision of verb tenses; verb patterns; linkers; word order; adejctives, adverbs. Tipos de Escrita: Argumentative Essay; Review; Scientific Article. Desenvolvimento de capacidades de fluência, exposição oral, debate e argumentação.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua. As aulas decorrerão em regime de seminário, com preparação prévia pelos estudantes das tarefas a realizar, dependendo das competências a adquirir e praticar no decurso das aulas, com facilitação do professor e diálogo interpares. Método de avaliação a optar pelo estudante, por escrito, através de email enviado ao docente até duas semanas após o início das aulas: I) Avaliação Contínua. Três elementos de avaliação: 1) Apresentação oral em grupo, com avaliação individual de desempenho (vale 25% da nota final); 2) Teste escrito 1 – Ensaio ou Recensão (vale 25% da nota final); 3) Teste escrito 2 – Conteúdos programáticos (vale 50 % da nota final). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a Avaliação Contínua (AC) “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. ou II) Exame final - 100% (seleção por defeito).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Lie Factory: Jill Lepore 2012 Lepore, J. (2012). The Lie Factory. The New Yorker. http://www.newyorker.com/reporting/2012/09/24/120924fa_fact_lepore?printable=true
- Four Freedoms Speech: Roosevelt, F.D. 1941 Roosevelt, F.D. (1941). Four Freedoms Speech, http://www.americanrhetoric.com/speeches/fdrthefourfreedoms.htm
- Inaugural Speech: Mandela, N. 1994 Mandela, N. (1994). Inaugural Speech, https://www.africa.upenn.edu/Articles_Gen/Inaugural_Speech_17984.html
- Pandemic democracy: Elections and COVID-19: Landman, T., Splendore, L.D.G. 2020 Landman, T., Splendore, L.D.G. (2020). Pandemic democracy: Elections and COVID-19. Journal of Risk Research, pp. 1-7. https://doi.org/10.1080/13669877.2020.1765003
- I Have a Dream: King, M.L. 1963 King, M.L. (1963). I Have a Dream, https://www.americanrhetoric.com/speeches/mlkihaveadream.htm
- 'Change Is Closer Than We Think.' Inside Alexandria Ocasio-Cortez's Unlikely Rise: Alter, C. 2019 Alter, C. (2019, March 21). 'Change Is Closer Than We Think.' Inside Alexandria Ocasio-Cortez's Unlikely Rise. Time, https://time.com/longform/alexandria-ocasio-cortez-profile/
Secundária
- Academic Vocabulary in Use: McCarthy, M., & O’Dell, F. 2016 McCarthy, M., & O’Dell, F. (2016). Academic Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
- Cambridge Academic English. An Integrated Skills Course for EAP - Advanced: Hewings, M., & Thaine, C. 2012 Hewings, M., & Thaine, C. (2012). Cambridge Academic English. An Integrated Skills Course for EAP - Advanced. Cambridge: Cambridge University Press.