Plano de Estudos
Comunicação nas Organizações 9023504
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 615_Opção V- RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conduzir os discentes para: 1. Uma estruturação correcta dos conceitos de Comunicação nas organizações e Comunicação Interna; 2. Compreenderem o posicionamento estratégico e o posicionamento táctico-operacional da comunicação nas organizações; 3. Posicionarem a sua visão segundo uma lógica integrada da cultura organizacional, identidade organizacional e comunicação interna; 4. A consciência do exercício ético da função; 5. O desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica; 6. O desenvolvimento de capacidades de expressão escrita e oral.
Programa
1. As áreas estratégicas da Comunicação/Relações Públicas 1.1. Conceito de Identidade organizacional 1.2. Conceito de Públicos / Stakeholders 1.3. Conceito de ética e valores organizacionais 2. As áreas táctico-operacionais da Comunicação/Relações Públicas 2.1. Relações Públicas Especializadas 3. Comunicação Interna 3.1. Os princípios fundadores 3.2. Informação e Comunicação interna 3.3. As finalidades 3.4. Os públicos 3.5. Os instrumentos
Método de Avaliação
Metodologia pedagógica: classes magistrais, classes práticas e trabalho autónomo dos discentes A avaliação da u.c. está subordinada ao Regulamento n.º 807/2016 e Aditamento do Conselho Pedagógico, de 8 de Setembro de 2020. Avaliação em época normal, na modalidade de avaliação mista, composta por: - Uma prova escrita, com ponderação de 50% face à nota final, realizada presencialmente. A prova será realizada com recurso à ferramenta de testes online; - Um trabalho de grupo, apresentado presencialmente, com uma ponderação de 50% face à nota final, considerando para o efeito as notas obtidas no relatório escrito (35%) e apresentação do trabalho (15%). As questões que compóem a prova escrita são construídas de acordo com a Taxonomia de Bloom (revista) e seus níveis de aprendizagem: Lembrar; Compreender; Aplicar; Analisar e Avaliar, sendo que o nível ¿Criar¿ será avaliado através do trabalho de grupo. O atendimento será realizado por actividade síncrona e assíncrona com marcação prévia.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Miguel-Segarra, S., & Aced, C. (2018) El rol de la comunicación interna ante los desafíos de la digitalización. Communication Papers. Media Literacy & Gender Studies. Special Issue: Relaciones Públicas: Innovación y tendencias, Vol.7 - No.15, 27-41 Sebastião, S. (2015) Fundamentos da Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing. Lisboa: Colecção de Manuais Pedagógicos ISCSP Yeomans, L. (2006) Internal Communication. In R. Tench & L. Yeomans (2006). Exploring Public Relations (1st. ed.). UK: Prentice Hall. pp.332-353: null null