Plano de Estudos

Políticas Públicas 8363301

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos de aprendizagem em políticas públicas são os seguintes: 1.- Assegurar uma formação sólida em políticas públicas, procurando transmitir um conhecimento científico actualizado; 2.- Desenvolver competências para aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos de forma a resolver problemas e a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido integrando conhecimentos científicos das políticas e de gestão, e lidando com questões complexas, desenvolver soluções no âmbito da concepção das políticas públicas  (sistemas políticos e processos), e de estruturas organizacionais, sujeitos a condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais; 3.- Desenvolver competências para recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante para avaliar soluções e para fundamentar os juízos que emitem as soluções que preconizam e as decisões que tomam, incluindo na análise os aspectos sociais, científicos e éticos relevantes.

Programa

I. FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS II. COMPREENDER AS POLÍTICAS PÚBLICAS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS III. INSTITUIÇÕES, ACTORES, PROBLEMAS PÚBLICOS E AGENDAS IV. FORMAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO V. IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VI. AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VII. A AGENDA PÚBLICA VIII. POLÍTICAS PÚBLICAS GERAIS. TEORIA E PRÁTICA

Método de Avaliação

As aulas seguem uma abordagem teórica e prática, com momentos de discussão sobre temas relevantes e / ou atuais em relação a cada etapa do processo duma política pública. De acordo com o regulamento de avaliação de conhecimentos e competências do 1º ciclo, na época de avaliação normal, os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades: i. Avaliação mista (AM) que é composta por dois elementos de avaliação: prova escrita final (60%) e num trabalho escrito individual (40%). A modalidade de AM requer uma assiduidade mínima de 50% das aulas efetivamente lecionadas, controlada mediante registo das respostas à chamada oral; ii. Avaliação final (AF) que consiste, obrigatoriamente, num exame escrito (100%) que versa sobre toda a matéria lecionada. Nas épocas de recurso e especial é oferecida apenas a modalidade de avaliação final.  

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 86.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Caeiro, J. (2015). Estado social, políticas públicas e política social. Lisboa: ISCSP Della Porta, D. (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. Cambridge: Cambridge University Press Fischer, G. & Sidney, M. (2006).  Handbook of Public Policy Analysis Theory, Politics, and Methods Public Administration and Public Policy. London: CRC Press Hill, M. (2005). The Public Policy Process. England: Pearson Longman Many. L.& Thoenig. J. (1992). Las Políticas Públicas. Barcelona: Ariel Moran, M., Rein, M. & Goodin, R. (2006). The Oxford Handbook of Public Policy. Oxford: Oxford University Press: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1 Semestre