Plano de Estudos

História da Antropologia 9448101

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 611_Opção I - RI (2014/2015)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular oferece uma visão geral sobre a história da Antropologia, das suas raízes antigas à Segunda Guerra Mundial, quer como um empreendimento científico, quer como o produto de circunstâncias históricas. No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: - Conhecer e entender criticamente os principais desenvolvimentos da história da Antropologia;    - Entender e discutir as perspetivas sobre a identidade e a diferença anteriores à fundação da Antropologia; - Compreender as fundações epistemológicas da Antropologia e as primeiras viragens históricas em termos de paradigmas dominantes; - Identificar e contrastar as principais figuras e os textos fundacionais que estiveram na base das tradições antropológicas nacionais;  - Explicar e analisar os contributos centrais das genealogias dos fundadores.

Programa

1.Introdução à História da Antropologia 2. Precursores da Antropologia: Viajantes, Historiadores e Filósofos 2.1 Visões Antigas, Medievais e Renascentistas do Outro 2.2 Definições Iluministas da Humanidade 3. Mundo Moderno do Século XIX e as Fundações da Antropologia 3.1 Evolucionismo Vitoriano: L. H. Morgan e E. Tylor 3.2 Difusionismo: Escola de Viena, Escola Inglesa e Escola Americana 3.3 Expedição ao Estreito de Torres 3.4 Teorizando a Modernidade: E. Durkheim 4. Primeira Metade do Século XX e as Escolas Nacionais de Antropologia 4.1 Antropologia Americana 4.2 Antropologia Britânica 4.3 Antropologia Francesa 4.4 Genealogias dos Fundadores

Método de Avaliação

Métodos de Ensino: aulas expositivas, leituras orientadas, atividades de análise de documentos visuais, análise de fontes primárias e secundárias, apresentações e discussões, atividades de escrita, aula com convidado especialista, autoestudo e orientação tutorial. Avaliação: Avaliação Contínua (AC) - Época Normal 1 | Teste escrito 1 (pontos 1 e 2 do Programa) (40%) 2 | Teste escrito 2 (ponto 3 do Programa) (40%) 3 | Apresentação de Grupo em sala de aula com base em leituras recomendadas (ponto 4 do Programa) (20%) As/Os estudantes terão de obter uma nota mínima de 7 valores na média dos elementos individuais. O teste escrito é individual e presencial, em conformidade com o artigo 7.º, n.º 6, do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP. Avaliação Final (AF): disponível na Época de Recurso, consiste num exame final escrito, individual e presencial, com uma ponderação final de 100%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Primitive Culture: Tylor, E. 1871 Tylor, E. (1871). Primitive Culture. London: John Murray.
  • Malinowski, Rivers, Benedict and Others: Essays on Culture and Personality: Stocking Jr., G. I986 Stocking Jr., G. (ed.) (I986). Malinowski, Rivers, Benedict and Others: Essays on Culture and Personality. Wisconsin: The University of Wisconsin Press.
  • Ethnographers Before Malinowski: Pioneers of Anthropological Fieldwork, 1870-1922.: Rosa, F. D. & Vermeulen, H. F., (eds.) 2022 Rosa, F. D. & Vermeulen, H. F., (eds.) (2022). Ethnographers Before Malinowski: Pioneers of Anthropological Fieldwork, 1870-1922. New York, Oxford: Berghahn Books.
  • The Andaman Islanders: a study in social anthropology: Radcliffe-Brown, A. 1922 Radcliffe-Brown, A. (1922). The Andaman Islanders: a study in social anthropology. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Peoples on parade: exhibitions, empire, and anthropology in nineteenth-century Britain: Qureshi, S. 2011 Qureshi, S. (2011). Peoples on parade: exhibitions, empire, and anthropology in nineteenth-century Britain. Chicago and London: The University of Chicago Press.
  • Revisão das agendas etnográficas: Quintino, M. C. R. 2004 Quintino, M. C. R. (2004). Revisão das agendas etnográficas. Lisboa: ISCSP [ISCSP GN378 QUI 2004].
  • A Sociedade Primitiva: Morgan, L. H. 1973-1974 [1877] Morgan, L. H. (1973-1974 [1877]). A sociedade primitiva. Lisboa: Presença [ISCSP 12561].
  • Early Modern Eyes: Melion, W. S., &, Wandel, L. P. (eds.) 2010 Melion, W. S., &, Wandel, L. P. (eds.) (2010). Early Modern Eyes. Leiden and London: Brill.
  • Ensaio sobre a dádiva: Mauss, M. 1988 Mauss, M. (1988). Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70 [ISCSP HM481 MAU 1988].
  • Los argonautas del Pacífico Occidental: Malinowski, B. 1975 Malinowski, B. (1975). Los argonautas del Pacífico Occidental. Barcelona: Península [ISCSP GN537 MAL 1975].
  • A New History of Anthropology: Kuklick H. 2008 Kuklick H. (2008). A New History of Anthropology. Malden and Oxford: Blackwell Publishing.
  • História da Antropologia: Eriksen, T. H., & Nielsen, F. S. 2007 Eriksen, T. H., & Nielsen, F. S. (2007). História da Antropologia. (E. L. Calloni, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.
  • Race, language and culture: Boas, F. 1940 Boas, F. (1940). Race, language and culture. New York: Free Press [ISCSP GN51 BOA 1966].

Secundária

  • Visions of Culture: An Introduction to Anthropological Theories and Theorists.: Moore, Jerry D. 2008 Moore, J. (2008). Visions of Culture: An Introduction to Anthropological Theories and Theorists (3rd ed.). Walnut Creek, CA: AltaMira Press. [1st ed. available at ISCSP GN33 MOO 1997].
  • Out of our minds. Reason and Madness in the Exploration of Central Africa: Fabian, J. 2000 Fabian, J. (2000). Out of our minds. Reason and Madness in the Exploration of Central Africa. Berkeley, Los Angeles and London: University of California Press. [ISCSP XA80 FAB 2000].
  • One discipline, four ways: British, German, French, and American anthropology: Barth, F., Gingrich, A., Parkin, A. R., & Silverman, S. (eds.) 2005 Barth, F., Gingrich, A., Parkin, A. R., & Silverman, S. (eds.) (2005). One discipline, four ways: British, German, French, and American anthropology. Chicago: University of Chicago Press.

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre