Plano de Estudos

Teorias Sociológicas Contemporâneas 9240203

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos da U.C: Fornecer os instrumentos conceptuais básicos da sociologia contemporânea. Introduzir e familiarizar os/as estudantes com os conceitos, as controvérsias e as correntes e os/as autores/as das teorias sociológicas contemporâneas. Objetivos de aprendizagem: Os alunos deverão ser capazes de compreender textos, interpreta-los de modo a adquirir os princípios de raciocínio e compreensão sociológica da realidade. Desenvolver capacidades de reflexão e análise critica sobre as sociedades contemporâneas.

Programa

1. Processo civilizacional por Norbert Elias. 2. Escola de Frankfurt: origens e desenvolvimentos posteriores. 3. Acão e estrutura: da oposição à articulação. 3.1 . Teoria da estruturação de Anthony Giddens. 3.2. Teoria da prática de Pierre Bourdieu. 3.3 . Breve incursão na sociologia à escala individual de Bernard Lahire e à perspetiva morfogénica de Margaret Archer 4. Quotidiano e configuração social: 4.1.Perspetivas interacionistas de G.H. Mead, H. Blumer a Erwin Goffman e Howard S. Becker. 4.2 Etnometologia de H. Garfinkel. 5. Modernidade, modernidade reflexiva e pós-modernidade ; Ulrich Beck; Manual Castells; Anthony Giddens ; Zygmunt Baumam.

Método de Avaliação

Aulas teóricas e práticas. Quanto à avaliação, ela será de dois tipos, de acordo com o Regulamento do ISCSP: 1. Avaliação final ( exame final - 100%) 2. Avaliação contínua. O acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno(a) sendo recomendável o acompanhamento presencial por parte dos /as estudantes. Esta modalidade é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: 1) Elaboração de trabalhos escritos individuais e/ou em grupo - 50% 2) Mini-teste em aula – 25% 3) Teste em aula - 25%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Teoria social.: Turner, Bryan 2002 Turner, Bryan (2002). Teoria social. Algés: Difel.
  • Dialectic of Enlightenment: Horkheimer, Max e Theodor W. Adorno 1997 Horkheimer, Max e Theodor W. Adorno (1997). Dialectic of Enlightenment. London, Verso Books.
  • A apresentação do eu na vida de todos os dias.: Goffman, E. 1993 Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d’Água, 1993.
  • A Dualidade da Estrutura. Agência e Estrutura.: Giddens, Anthony 2001 Giddens, Anthony (2001). A Dualidade da Estrutura. Agência e Estrutura. Oeiras: Celta Editora.
  • As Consequências da Modernidade.: Giddens, Anthony 1992 Giddens, Anthony (1992). As Consequências da Modernidade. Oeiras: Celta Editora.
  • . Estudios en etnometodología.: Garfinkel, Harold 2006 Garfinkel, Harold (2006). Estudios en etnometodología. Barcelona: Anthropos.
  • A era da informação : economia, sociedade e cultura.: Castells, Manuel 2002 Castells, Manuel (2002). A era da informação : economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • O Processo Civilizacional.: Elias, Norbert 2006 Elias, Norbert (2006). O Processo Civilizacional. Lisboa: Dom Quixote.
  • Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia Cabila.: Bourdieu, Pierre 2002 Bourdieu, Pierre (2002). Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia Cabila. Oeiras: Celta Editora.
  • Outsiders: estudos de sociologia do desvio.: Becker, Howard S. 2008 Becker, Howard S. (2008). Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
  • Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna.: Beck, Ulrich., Giddens, Anthony e Lash, Scott 2000 Beck, Ulrich., Giddens, Anthony e Lash, Scott (2000). Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Oeiras: Celta Editora.
  • Structure, Agency and the Internal Conversation.: Archer, Margaret S. 2003 Archer, Margaret S. (2003). Structure, Agency and the Internal Conversation. Cambridge: Cambridge University Press.

Secundária

  • Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist George H. Mead.: Mead, G.H. 1967 Mead, G.H. (1967). Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist George H. Mead. Edited, with introduction, by Charles W. Morris. Chicago: University of Chicago Press.
  • Patrimónios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual.: Lahire, Bernard 2005 Lahire, Bernard (2005). Patrimónios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, 49: 11-42.
  • Manicômios, prisões e conventos.: Goffman, Erving 2003 Goffman, Erving (2003). Manicômios, prisões e conventos. S. Paulo: Ed. Perspectiva.
  • Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada.: Goffman, Erving 1992 Goffman, Erving (1992). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
  • Modernidade e Identidade Pessoal.: Giddens, Anthony 1997 Giddens, Anthony (1997). Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta Editora.
  • Questões de sociologia.: Bourdieu, Pierre 2003 Bourdieu, Pierre (2003). Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século.
  • Symbolic Interactionism. Perspective and Method.: Blumer, Herbert 1969 Blumer, Herbert (1969). Symbolic Interactionism. Perspective and Method. Berkeley: University of California Press, em particular: pp. 1-60: "The methodological position of symbolic interaccionism"

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2 Semestre