Plano de Estudos

Classes, Estratificação e Mobilidade Social 9240404

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 612_Opção II - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 614_Opção IV - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Facultar aos estudantes uma visão global das abordagens sociológicas do fenómeno da estratificação social , das classes sociais e da mobilidade social atraves de documentos, visionamento de filmes , interpretação e explicações efectuadas pelos investigadores da área, ao longo do tempo.

Programa

A problemática das classes sociais, da estratificação e da mobilidade social no pensamento sociológico clássico 1 Elementos conceptuais básicos (divisão social do trabalho e diferenciação social; principais escalas de estratificação; mobilidade social: conceito e tipologia) 2 Géneros principais e híbridos de estratificação social (as ordens; o sistema de castas; as classes sociais; os tipos intermédios) 3. . Estratificação e mobilidade social nas sociedades de modernidade tardia: dimensões globais e sistémicas e dimensões simbólicas da quotidianidade 3.1 Principais tendências na distribuição da riqueza e do rendimento: velhas classes e novas classes 3.2 Potenciais de vida, estilos de vida e cultura: rendimento, trabalho, família, educação, religião, política, desvio, lazer, identidade 4 O fenómeno da pobreza e da exclusão social e sua relação com a estratificação social 5 O problema do género e da condição feminina no quadro da estratificação social

Método de Avaliação

AVALIAÇÃO CONTINUA ( DE ACORDO COM REGUMLANENTO APROVADO) Esta modalidade é constituída pelos seguintes elementos de avaliação : 1) Exercicios e trabalhos escritos em aula sobre o/os temas ministrados nas aulas ( em grupo ou individuais ) com a podferação global de 40%. O intuito destes trabalhos é a leitura de textos e a sua analise critica , respondendo a questões sobre os seus conteudos.  2) Dois testes indiviuais ( um a meio do semestre e outro no final ) com a ponderação total de 60%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • CLASSES, IDENTIDADE E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: QUEIROZ, MARIA CIDALIA 2005 PORTO, CAMPO DAS LETRAS
  • MODELOS DE ANALISIS DE CLASSES: WRIGHT, ERIK, OLIN ( ED) 2015 VALENCIA, TIRANT HUMANIDADES
  • A ESTRUTURA DE CLASSE NAS SOCIEDADES AVANÇADAS: GIDDENS, A. 1975 RJ, ZAHAR
  • CLASS: CRITICAL CONCEPTS: SCOTT, JOHN 1996 LONDON, ROUTLEDGE
  • CLASSES SOCIAIS: CONDIÇÃO OBJETIVA , IDENTIDADE E AÇÃO COLETIVA: SILVA, M.C. 2009 RIBEIRÃO, HUMUS
  • A CLASSE MEDIA :ASCENSÃO E DECLINIO: ESTANQUE, ELISIO 2012 LISBOA, FFMS
  • GENDER AND STRATIFICATION: CROMPTON, R; MAN, M. 1986 CAMBRIDGE, POLITY PRESS
  • UM OLHAR SOBRE A POBREZA: COSTA, ALFREDO BRUTO 2008 LISBOA , GRADIVA
  • DESAFIOS DA POBREZA: CAPUCHA, LUIS 2008 OEIRAS, CELTA
  • DESIGUALDADES E PERSPETIVAS DOS CIDADAÕS: ALMEIDA, J.F. 2013 LISBOA, MUNDOS SOCIAIS
  • Almeida, J.F.( 2013). Desigualdades e perspectivas dos cidadãos .Lisboa :Mundos Sociais  Capucha, L.( 2005). Desafios da pobreza.Oeiras:Celta Costa , A. ( coord) ( 2008). Um olhar sobre a pobreza .Lisboa :Gradiva  Crompton, R.; Man M. (1986). Gender and stratification. Cambridge:Polity Press  Estanque, E. ( 2012 ) .A Classe média :Ascenção e Declinio .Lisboa:FMMS  Silva, M.C. ( 2009). Classes sociais : condição objectiva, identidade e acção colectiva.Ribeirão: Humus  Scott, J.( 1996). Class : critical concepts. London: Routledge Wilkinson, R.;Pickett K.( 2010) .The Spirit Level .London: Penguin   : null null

Secundária

  • A TEORIA DAS CLASSES EM PIERRE BOURDIEU: RILEY, DYLAN 2019 ESTUDOS SOCIOLOGICOS, ARARAQUARA, V.24, 46, PP.181-210
  • AS CLASSES SOCIAIS NA SOCIEDADE PORTUGUESA: ESTANQUE, ELISIO 1997 REVISTA CRITICA DE CIENCIAS SOCIAIS, 49
  • INEQUALITY IN INDIA: KUMAR, VIVEK 2014 TRANSCIENCE, VOL.5, 1
  • THE SIRIT LEVEL: WILKINSON, R; PICKETT, K. 2010 LONDON, PENGUIN

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre