Plano de Estudos

Conteúdos e Audiências 9023305

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 613_Opção III - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

 Visa-se proporcionar aos alunos o domínio de ferramentas necessárias quer à análise do conteúdo mediáticos, quer à compreensão do tipo e da profundidade das relações entre os mass media e as suas audiências, atentando às diferentes formas de reprodução social do sistema, relacionadas por exemplo com o género. Visa-se desenvolver competências de: a) compreensão da formação de novas ordens de informação e comunicação e a consequente geração de conteúdos; b) caracterização dos processos de concentração do mercado mediático e das implicações para as audiências; c) compreensão da relação entre produção de conteúdos e audiências; d) compreensão das principais questões de género nos media, a nível de representações nos conteúdos e perceções das audiências; e) desenvolvimento e aplicação da técnica de análise de conteúdo a notícias sobre grupos vulneráveis. Estas competências relacionam-se com saídas profissionais na área da comunicação estratégica e do jornalismo.

Programa

Parte 1 - CONTEÚDOS 1. Comunicação e Informação 1.1. Conteúdos como manifestação simbólica da realidade social e cultural 2. O Newsmaking: processo de concepção de conteúdos mediáticos 3. A metáfora do Gatekeeping na definição de conteúdos noticiosos 4. A objetividade jornalística: escolas e correntes Parte 2. ANÁLISE DE CONTEÚDO 1. Introdução à técnica: conceito e tendências 2. Análise de conteúdo quantitativa vs. Análise de conteúdo qualitativa 3. Grupos vulneráveis e interseccionalidade: o género nos conteúdos mediáticos Parte 3 - AUDIÊNCIAS 1. A concentração no mercado dos media e da publicidade 2. Perfil e segmentação de audiências. 3. Medição de audiências: métodos e indicadores 4. Comportamento das Audiências: fatores que influenciam o consumo de conteúdos. 5. Envolvimento e interação das audiências com os conteúdos.

Método de Avaliação

O programa assenta na exposição da relação entre conteúdos e geração de audiências e na discussão de exemplos práticos do mercado actual dos media em aula. Também será promovido um trabalho de grupo sobre representações mediáticas em interseção com o género, através de análise de conteúdo, envolvendo os alunos num projeto pedagógico registado no CIEG. Os materiais de estudo são fornecidos no moodle/elearning pela docente. A avaliação é contínua, com a realização de uma pesquisa empírica em grupo (30%) uma prova escrita individual (50%) e um exercício de apresentação oral individual (20%). Quem não obtiver aprovação na avaliação contínua terá a oportunidade de ir à época de recurso, cujo exame tem uma ponderação de 100%. O horário de atendimento será combinado com os alunos em função da conveniência de agendas entre professor e estudantes.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Handbooks of Communication Science: Schulz, P. J. & Cobley, P. (Eds.) 2018 Schulz, P. J. & Cobley, P. (Eds.). Handbooks of Communication Science. De Gruyter Mouton
  • The audience-oriented editor: Making sense of the audience in the newsroom: Ferrer-Conill, R., & Tandoc Jr, E. C. 2018 Ferrer-Conill, R., & Tandoc Jr, E. C. (2018). The audience-oriented editor: Making sense of the audience in the newsroom. Digital Journalism, 6(4), 436-453.
  • Journalists as gatekeepers. (The handbook of journalism studies): Vos, T. P. 2019 Vos, T. P. (2019). Journalists as gatekeepers. In The handbook of journalism studies (pp. 90-104). Routledge.
  • Participative gatekeeping: The intersection of news, audience data, newsworkers, and economics: Blanchett, N. 2021 Blanchett, N. (2021). Participative gatekeeping: The intersection of news, audience data, newsworkers, and economics. Digital Journalism, 9(6), 773-791.
  • Selling news to audiences: a qualitative inquiry into the emerging logics of algorithmic news personalization in European quality news media. In Algorithms, Automation, and News: Bodó, B. 2021 Bodó, B. (2021). Selling news to audiences: a qualitative inquiry into the emerging logics of algorithmic news personalization in European quality news media. In Algorithms, Automation, and News (pp. 75-96). Routledge.
  • The Social Use of Media : Cultural and Social Scientific Perspectives on Audience Research: Bilandzic, H., Patriarche, G., & Traudt, P. J. 2012 Bilandzic, H., Patriarche, G., & Traudt, P. J. (2012).The Social Use of Media : Cultural and Social Scientific Perspectives on Audience Research. Intellect Books, Lda.
  • Audience Research Methodologies: Between Innovation and Consolidation: Patriarche, G., Bilandzic, H., Jensen, J. L., & Jurisic, J. 2013 Patriarche, G., Bilandzic, H., Jensen, J. L., & Jurisic, J. (2013). Audience Research Methodologies: Between Innovation and Consolidation. Routledge
  • The content analysis guidebook: Neuendorf, K. A. 2017 Neuendorf, K. A. (2017). The content analysis guidebook. Sage Publicashions
  • Sociologia da Comunicação: Cunha S., M. J. 2011 Cunha, M. J. (2011). Sociologia da Comunicação. Edições ISCSP
  • A Telerealidade: Cruz, C. 2008 Cruz, C. (2008). A Telerealidade. Uma abordagem hermenêutica da construção social da realidade pela informação televisiva de atualidade. Edições ISCSP
  • Sobre a Televisão: Bourdieu, P. 1997 Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão. Celta

Secundária

  • A Televisão em Portugal: Obercom 2015 Obercom (2015). A Televisão em Portugal. Publicações OberCom

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre