Plano de Estudos
Sociologia Geral II 9023201
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos de aprendizagem estão relacionados com os objectivos definidos na unidade curricular de Sociologia Geral I, nomeadamente os instrumentos conceptuais básicos desde os clássicos aos autores da Sociologia contemporânea. Pretende-se que através desta unidade curricular os alunos se tornem aptos a: a) identificar os principais conceitos utilizados pela Sociologia para analisar e conhecer a Estrutura Social, bem como os seus elementos; b) compreender os processos de mudança social e respecvtivos protagonistas; c) conhecer as questões levantadas pela Modernidade e as respostas teóricas e empíricas de alguns dos mais importantes sociólogos contemporâneos; d) compreender textos, interpretá-los de modo a adquirir os principios do raciocínio sociológico
Programa
1. Análise conceptual da realidade social 1.1. O conceitos de estrutura social e acção social 1.2. Origem social e constrangimentos sociais 1.3. Representações sociais e estereótipos 1.4. Organização social e Instituição social 1.5. Raça e Etnicidade 2. Modernidade, modernidade reflexiva e pós-modernidade 2.1. A Sociedade na "era digital" 2.2. Mudança social e Globalização 2.3. Perspectivas teóricas sobre a Modernidade: Castells, Giddens e Beck 3. Perspectiva sociológica e problemas sociais contemporâneos
Método de Avaliação
Ensino expositivo e aulas teórico-práticas, nas quais as abordagens científicas serão complementadas com a sua aplicação a situações concretas da vida social. Durante as aulas os alunos serão a desafiados a analisar notícias relacionadas com as dinâmicas sociais contemporâneas por forma a estabelecerm conexões com os conteúdos sociológicos.. As modalidades de avaliação são: - avaliação contínua . trabalho escrito individual com a ponderação de 50% na nota final . exercícios e actividades individuais ou em grupo com a ponderação de 50% na nota final - avaliação final: exame final com a ponderação de 100% no nota final NOTAS: - Até uma semana após a primeira aula da unidade curricular, os/as estudantes deverão indicar na plataforma Moodle qual a modalidade de avaliação pretendida - A avaliação contínua requer uma assiduidada mínima às aulas presenciais e online de 50%, que será controlada atravé de chamada oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- AA.VV. (2016). El libro de la Sociología (Grandes Temas). Madrid: Edicione AKAL. Almeida. J. F. (Coord.). (1994). Introdução à Sociologia. Lisboa: Universidade Aberta. Bauman, Z. (1999). Globalização. As consequências humanas. Rio de Janeiro: Zhara Editores. Beary, P. & Silva, F.C. (2015). Teoria Social Contemporânea. Lisboa: Mundos Sociais. Beck, U. el at (2008). Modernização Reflexiva. Oeiras: Celta Editores. Costa, A.F. (2016). Sociologia e Sociedade. Lisboa: Mundos Sociais. Castells, M. & Cardoso, G. (2005) A sociedade em rede. Do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Giddens, A. (2004). Sociologia, Lisboa: Ed. da Fundação C. Gulbenkian. Lahire, B. (2002). A qoi sert la sociologie?. Paris: Éditions la découverte. Lakatos, E. & Marconi, M. (1999). Sociologia Geral. São Paulo: Editora Atlas. Schaefer, R. (2006). Sociologia. São Paulo: McGraw-Hill. Wieviorka, M. (2010). Nove Lições de Sociologia. Como abordar um mundo em mudança?. Lisboa: Editora Teorema.: null null