Plano de Estudos

Cidadania, Ética e Direitos Humanos 9238210

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 616_Opção VI - RI (2014/2015)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes deverão ficar aptos a identificar os fundamentos da cidadania, da ética e dos direitos humanos, e a saber articulá-los com as outras matérias da licenciatura. No final desta UC, o estudante deverá: -Conhecer e compreender as dimensões teóricas fundamentais destes três domínios de pensamento e de ação; -Saber identificar problemáticas sociais e temas controversos no espaço público e, a seu respeito, tomar posição argumentativa fundamentada; -Revelar capacidade para recolher, selecionar e interpretar a informação pertinente no domínio estudado, mobilizando-a e articulando-a em contexto de avaliação de desempenho académico; -Demonstrar capacidade para discutir temas e tópicos relevantes, implicando-se ativamente nos debates desenvolvidos no contexto da formação; -Saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico, demonstrando capacidade para articular e fundamentar os argumentos produzidos.

Programa

I. Enquadramento (Serviço Social e a sua relação com a cidadania, a ética e os direitos humanos); II. A cidadania e os direitos humanos como projeto civilizacional da dignidade humana (conceito e evolução histórica da cidadania; justiça e direitos humanos; fundamentação dos direitos humanos; diferentes gerações de direitos humanos; instrumentos internacionais dos direitos humanos) III. Ética como fundamento da cidadania (considerações gerais sobre a ética; teorias éticas e o problema da legitimação moral; ética aplicada) IV. O espaço público como contexto de cidadania democrática (conceito e evolução histórica do espaço público; a argumentação no espaço público; elementos estruturais do espaço público) V. Dimensões psicológicas e biográficas da cidadania (personalidades históricas na luta pelos direitos humanos; desenvolvimento humano, desenvolvimento psicológico e desenvolvimento sociomoral)

Método de Avaliação

Método expositivo e métodos ativos: leitura e análise crítica de textos teóricos selecionados; visionamento, análise e discussão de documentos multimédia através de trabalho individual e/ou de grupo em sala de aula. A avaliação obedece ao disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo. Avaliação em Época Normal: 2 tarefas escritas individuais, de aplicação do conhecimento (25% + 25%) e um teste escrito individual sobre toda a matéria lecionada (50%) Avaliação em Época de Recurso: prova de exame escrito (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Direitos Humanos e Serviço Social. Manual para Escolas e Profissionais de Serviço Social.: ONU 1999 Departamento Editorial ISSSCO
  • Human rights and social justice in a global perspective: An introduction to international social work: Mapps, S. C. 2007 Oxford: Oxford University Press
  • Horizontes da Ética. Para uma cidadania responsável: Magalhães, J.B 2010 Porto: Edições Afrontamento.
  • Human rights and social work: Towards rights-based practice: Ife, J. 2008 Cambridge: Cambridge University Press.
  • As Inteligências Cidadãs. Como se adquire e inventa a palavra colectiva?: Hansotte, M 2008 Lisboa: Edições Piaget
  • Ética Aplicada ao Serviço Social. Dilemas e Práticas Profissionais: Carvalho, M. I. 2016 Lisboa: Pactor
  • A Educação para a Cidadania no Século XXI. Trilhos de intervenção: Carmo, H. 2014 Lisboa: Escolar Editora.
  • Ethics and values in social work: Banks, S 2012 London: Palgrave Macmillan.

Secundária

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre