Plano de Estudos
Alemão A2.1 (Nível III) 9229112
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 613_Opção III - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_1º semestre_LRI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 615_Opção V- RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 198_Línguas III - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 196_Línguas I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 611_Opção I - RI (2014/2015)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_1º semestre_LRI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem continuar os seus estudos de Alemão depois terem concluído o Nivel A1 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Visa desenvolver a capacidade de compreender e expressar de forma oral e por escrito, informação em artigos pouco complexos do âmbito da vida diária e cultural nos países de língua alemã. Visa a aquisição e desenvolvimento das quatro competências: escrita, leitura, compreensão e produção orais adequados ao Nível A2.1. do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a adquirirem a capacidade de compreender e exprimir oralmente e por escrito de um modo ainda relativamente simples informações do foro cultural, político e histórico.
Programa
Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos. Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações dentro e fora da aula: vida privada e profissional, os países de língua alemã: a sua geografia, a sua história. Compreensão e redação de textos adequados ao nível A2.1. Áreas gramaticais: as declinações dos artigos e adjetivos, as preposições mais importantes, os principais tempos verbais.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas prévias de preparação para cada uma das aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%) Avaliação Contínua (AC), de acordo com o Regulamento “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). O docente deve ser obrigatoriamente informado por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de avaliação final está disponível.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Das Leben: Funk, H., Kuhn, C., Nielsen, L., von Eggeling, R. 2020 Cornelsen Verlag GmbH, Berlin
- Gramática Essencial do Alemão: Reimann, M. 2004 Reimann, M. (2004). Gramática Essencial do Alemão. Ismaning: Hueber
- Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik, aktuell: Dreyer, H. & Schmitt, R. 2009 Dreyer, H. & Schmitt, R. (2009). Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik, aktuell. Ismaning: Hueber
- Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1): Jin, F. & Voß, U. 2018 Jin, F. & Voß, U. (2018). Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1). Berlin: Cornelsen
Secundária
- Pons Online Wörterbuch: Vários (c) 2001-2021 Pons Online Wörterbuch (c) 2001-2021
- Dicionário Mini de Alemão-Português / Português-Alemão: Vários 2011 Dicionário Mini de Alemão-Português / Português-Alemão (2011) Porto Editora