Plano de Estudos

Desenho de Sistemas de Recompensas e de Carreiras 9157602

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Conhecer e aprofundar os mais atuais e tradicionais modelos teóricos e os resultados de estudos empiricos relativos a carreiras e a sistemas de recompensas; - Compreender o conceitos de compensação como elemento estratégico na GRH; - Analisar a estrutura de um sistema de recompensas; - Efectuar um autodiagnóstico de competências aplicado à própria carreira; - Saber diagnosticar perspectivas de carreiras dentro de uma organização; - Conhecer formas de desenho de carreira através de modelos de competências e através de modelos de forças e virtudes de caráter; - Saber conduzir um processo de qualificação de funções; - Identificar diferentes componentes da remuneração; - Relacionar componentes da remuneração com teorias motivacionais extrinsecas e intrinsecas; - Discutir criticamente as relações entre desenvolvimento e gestão de carreiras, e políticas remuneratórias das organizações empresariais - Entender a ligação recente entre práticas remuneratórias e bem-estar/felicidade dos colaboradores

Programa

1. Sistemas de gestão de carreiras e de recompensas: introdução ao tema 2. Carreiras: perspetivas do individuo e da organização 2.1. Teorias sobre o desenvolvimento e desenho de carreiras 2.2. Percursos individuais e necessidades da organização 2.3. Novas formas e modelos de trabalho 2.4. Carreiras e vida pessoal e familiar 2.5. Formas de diagnóstico e autodiagnóstico de competências 2.6. Formas de diagnóstico e autodiagnóstico de forças e virtudes caracteriais 3. Remuneração, beneficios e compensações: conceitos, tipologias e práticas 3.1. Definições, estratégias e filosofias: visões estratégicas das organizações 3.2. Coerência dos componentes da política de remuneração 3.3. Equidade interna e externa 3.4. Articulação com os objectivos estratégicos da empresa 3.5. Tipos de motivação, recompensas, performance e produtividade 3.6. Modelos de Flow, auto-determinação e felicidade/bem-estar organizacional 3.7. Criação de valor 3.8. Limites dos sistemas de incentivos 4.Case Studies

Método de Avaliação

Dada a natureza teórico-prática da unidade, os métodos de ensino compreendem, por um lado, o expositivo e o interrogativo, e, por outro, os métodos ativos, através da realização de laboratórios experienciais, estudos de caso e presença de convidados oriundos do mundo empresarial. Incluem, também, acompanhamento tutorial para apoio a trabalhos práticos a realizar em aula. Avaliação final. 

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Câmara, P. (2011) Os sistemas de Recompensas e a gestão estratégica de Recursos Humanos . Lisboa: Publicações D. Quixote Kreisman, B. J. (2002). Insights Into Employee Motivation, Commitment and Retention, Ph.D. Research/White Paper Insights Denver Lawler, E. E. (2003). Reward practices and performance management system effectiveness. Organizational Dynamics, 32(4), 396-404. Lopes, A. (2012). Fundamentos da Gestão de Pessoas. Lisboa: Edições Sílabo Marujo, H. (no prelo). Sistemas de recompensas. In M. P. Lopes, A. Lopes, & C. Botelho (Eds). Manual de Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Edições ISCSP. Milkovich, G. T. & Newman, J. M. (2005) Compensation (8th ed). NY: McGraw-Hill Irwin Oliveira, R. J. (2010). Gestão de R. H. na Administração Publica. Lisboa: Editora Escolar Pina e Cunha, M., Rego, A., Gomes, F. S., Cabral-Cardoso, Carlos, Alves , C. Marques, & Campos e Cunha, R. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e Capital Humano. (2º Edição). Lisboa: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2 Semestre