Plano de Estudos

Alemão A2.2 (Nível IV) 9229212

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 614_Opção IV - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Língua_1º ano_2º semestre_LRI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 197_Línguas II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 616_Opção VI - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 199_Línguas IV - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 612_Opção II - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Língua_2º ano_2º semestre_LRI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular destina-se a alunos que pretendam continuar os seus estudos de alemão após a conclusão do nível A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). O objetivo é desenvolver a capacidade de compreender e expressar informações em artigos no campo cultural e histórico dos países de língua alemã. O objectivo é desenvolver as quatro competências de escrita, leitura, audição e expressão oral de acordo com o nível A2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Materiais pedagógicos e documentos autênticos são utilizados para permitir que os alunos adquiram a capacidade de compreender e expressar informações culturais, políticas e históricas oralmente e por escrito num nível intermédio. Outro objetivo importante é despertar a curiosidade de aprender mais sobre a cultura e a história do mundo de língua alemã e motivar os alunos a continuar a melhorar suas competências no uso da língua alemã.

Programa

Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos para produzir textos, descritivos e narrativos. Recursos nocionais e lexicais para interagir em situações dentro e fora da aula. As áreas temáticas de leitura são orientadas sobretudo para o Curso de Relações Internacionais: referem-se à história e cultura dos países de língua alemã no contexto europeu. Visa-se a competência de compreender e redigir textos adequados ao nível A 2.2. Áreas gramaticais: os quatro casos; as formas do passado de todos os verbos; as conjunções, a estrutura da oração subordinada.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as atividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado através da plataforma e-learning até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o estudante comunica-a pela plataforma de e-learning ao docente até uma semana antes da primeira avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de AF está disponível.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1): Jin, F., Voß, U. 2018 Jin, F., Voß, U. (2018) Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1)
  • Das Leben, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch: Funk, H., Kuhn, C., Nielsen L., von Eggeling R. 2020 Funk, H., Kuhn, C., Nielsen L., von Eggeling R. (2020) Das Leben, Deutsch als Fremdspraxhe, Kurs und Übungsbuch

Secundária

  • Pons Online Wörterbuch: Vários 2001-2022 Vários, (2001-2022) Pons Online Wörterbuch
  • Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik: Dreyer H., Schmitt R. 2009 Dreyer H. Schmitt R. (2009) Lehr und Übungsbuch der deutschen Grammatik, Ismaning: Hueber

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre