Plano de Estudos
Pesquisa de Marketing 9023304
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Habilitar futuros profissionais de comunicação estratégica e jornalismo a compreender a importância do marketing e dos mercados, ensinar-lhes a desenvolver projectos de pesquisa que suportem a tomada de decisão e ajudá-los a resolver problemas de marketing e gestão. Os estudantes ficarão aptos a: Compreender a relação entre a pesquisa de marketing e a tomada de decisão em marketing; Identificar, caracterizar e compreender os mercados e os seus intervenientes, nomeadamente os consumidores; Aprender a planear e executar projectos de pesquisa de marketing; Conhecer técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas; Resolver casos práticos de pesquisa de marketing. Faculta-se preparação específica para: Realizar análises de enquadramento do mercado. Identificar e compreender tendências de evolução dos mercados. Preparar, implementar e analisar estudos de mercado (marketing intelligence e marketing research).
Programa
1.COMPREENDER E PLANEAR AS ACTIVIDADES DE MARKETING a.Primeira aproximação ao conceito de marketing. b.Enquadramento histórico. c.Objectos e objectivos de marketing. d.Marketing estratégico e operacional. Plano de marketing e de vendas. e.Missão, objectivos e estratégia da organização. 2.ANALISAR O MERCADO a.O mercado na perspectiva do marketing: marketing network. b.Mercado em sentido restrito. Análise de mercado. c.Mercado de consumo final e mercado das organizações. 3.DETECTAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO a.Análise macroambiental. Oportunidades e ameaças. b.Análise microambiental. Concorrência. c.Estudo do consumidor e análise de tendências. d.Análise-diagnóstico: SWOT. 4.UTILIZAR A PESQUISA DE MARKETING a.Processo decisório: risco e informação. b.Sistema de informação de marketing: marketing intelligence e marketing research. c.Tipos de estudos mais comuns em pesquisa de marketing. d.Plano e processo de pesquisa. e.Ética.
Método de Avaliação
Metodologias de ensino: exposição teórica em aula; trabalhos individuais e de grupo em aula, com análise e discussão de situações concretas e actuais; resolução de problemas; execução de projectos de pesquisa individuais e em grupo, sob orientação da docente. Avaliação contínua: 40% capítulo individual em trabalho de grupo, com avaliação individual (20% parte escrita + 20% apresentações orais). 10% participação nas discussões e resolução de problemas em exercícios orais realizados em sala de aula. 50% teste escrito individual. Existe um manual pedagógico de autoria da docente (referido na Bibliografia). Complementarmente, é facultada aos alunos uma lista de recursos informáticos gratuitos para auto-estudo (estatísticas, relatórios, artigos científicos e técnicos), disponibilizada através da plataforma Moodle (elearning ISCSP). Horário de atendimento de tutorias aos alunos: no período de 1h a seguir às aulas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Marketing - do conhecimento à decisão: Ribeiro, R. B., coord. 2021 Ribeiro, R. B., coord. (2021). Marketing - do conhecimento à decisão. Lisboa: Causa das Regras.
Secundária
- Marketing management: Analysis, Planning, Implementation, and Control: Kotler, P. 1997 Kotler, P. (1997). Marketing management: Analysis, Planning, Implementation, and Control. Englewood Cliffs, N.J. : Prentice-Hall.
- Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital: Kotler, P., et al. 2016 Kotler, P., & Kartajaya, H. S. I. (2016). Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital. Hoboken: John Wiley & Sons.
- Consumer Behavior: Schiffman, L. G., & Wisenblit, J. 2019 Schiffman, L. G., & Wisenblit, J. (2019). Consumer Behavior. New York: Pearson.
- Fundamental dos Estudos de Mercado: Lopes, J. L. P. 2010 Lopes, J. L. P. (2010). Fundamental dos Estudos de Mercado. Lisboa: Edições Sílabo.
- Marketing Research: Kumar, V., Leone, R. P., Aaker, D. A., & Day, G. S. 2018 Kumar, V., Leone, R. P., Aaker, D. A., & Day, G. S. (2018). Marketing research. Hoboken: John Wiley & Sons.
- Marketing 5.0: Technology for Humanity: Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan & Kotler, P. 2021 Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan & Kotler, P.. (2023). Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Hoboken: John Wiley & Sons.
- Marketing 6.0: The Future Is Immersive: Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan & Kotler, P. 2023 Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan & Kotler, P. (2023). Marketing 6.0: The Future Is Immersive. Hoboken: John Wiley and Sons.