Plano de Estudos

Pesquisa de Marketing 9023304

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Habilitar futuros profissionais de comunicação estratégica e jornalismo a compreender a importância do marketing e dos mercados, ensinar-lhes a desenvolver projectos de pesquisa que suportem a tomada de decisão e ajudá-los a resolver problemas de marketing e gestão. Os estudantes ficarão aptos a: Compreender a relação entre a pesquisa de marketing e a tomada de decisão em marketing; Identificar, caracterizar e compreender os mercados e os seus intervenientes, nomeadamente os consumidores; Aprender a planear e executar projectos de pesquisa de marketing; Conhecer técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas; Resolver casos práticos de pesquisa de marketing. Faculta-se preparação específica para: Realizar análises de enquadramento do mercado. Identificar e compreender tendências de evolução dos mercados. Preparar, implementar e analisar estudos de mercado (marketing intelligence e marketing research).

Programa

1.COMPREENDER E PLANEAR AS ACTIVIDADES DE MARKETING a.Primeira aproximação ao conceito de marketing. b.Enquadramento histórico. c.Objectos e objectivos de marketing. d.Marketing estratégico e operacional. Plano de marketing e de vendas. e.Missão, objectivos e estratégia da organização. 2.ANALISAR O MERCADO a.O mercado na perspectiva do marketing: marketing network. b.Mercado em sentido restrito. Análise de mercado. c.Mercado de consumo final e mercado das organizações. 3.DETECTAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO a.Análise macroambiental. Oportunidades e ameaças. b.Análise microambiental. Concorrência. c.Estudo do consumidor e análise de tendências. d.Análise-diagnóstico: SWOT. 4.UTILIZAR A PESQUISA DE MARKETING a.Processo decisório: risco e informação. b.Sistema de informação de marketing: marketing intelligence e marketing research. c.Tipos de estudos mais comuns em pesquisa de marketing. d.Plano e processo de pesquisa. e.Ética.

Método de Avaliação

Metodologias de ensino: exposição teórica em aula; trabalhos individuais e de grupo em aula, com análise e discussão de situações concretas e actuais; resolução de problemas; execução de projectos de pesquisa individuais e em grupo, sob orientação da docente. Avaliação contínua: 40% capítulo individual em trabalho de grupo, com avaliação individual (20% parte escrita + 20% apresentações orais). 10% participação nas discussões e resolução de problemas em exercícios orais realizados em sala de aula. 50% teste escrito individual.  Existe um manual pedagógico de autoria da docente (referido na Bibliografia). Complementarmente, é facultada aos alunos uma lista de recursos informáticos gratuitos para auto-estudo (estatísticas, relatórios, artigos científicos e técnicos), disponibilizada através da plataforma Moodle (elearning ISCSP). Horário de atendimento de tutorias aos alunos: no período de 1h a seguir às aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1 Semestre