Plano de Estudos
Alemão A1.1 (Nível I) 8364111
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 615_Opção V- RI (2014/2015)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem iniciar os seus estudos de Alemão como língua estrangeira. Prepara os estudantes para comunicar em situações simples e quotidianas. Visa a aquisição e desenvolvimento das quatro competências: escrita, leitura, compreensão e produção orais adequados ao Nível A1.1. do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a adquirirem a capacidade de compreender e exprimir oralmente e por escrito informações, opiniões ou pedidos simples no âmbito quotidiano.
Programa
Recursos pragmáticos, funcionais de alta frequência para produzir diálogos em situações quotidianas. Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da aula: identificação pessoal, relações familiares e tempos livres, alimentação, compras, os números, as horas, a rotina diária. Redação e compreensão de textos adequados ao nível A1.1. Uso das unidades gramaticais elementares para formar frases simples: verbos regulares no presente, os verbos "sein" e "haben" no presente, os géneros e números dos substantivos, os artigos, os pronomes, a estrutura da oração principal, a formulação de perguntas com e sem pronome interrogativo e as formas adequadas de responder. Ortografia e ortoépia elementares do Alemão.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as atividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado através da plataforma e-learning até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o estudante comunica-a pela plataforma de e-learning ao docente até uma semana antes da primeira avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de AF está disponível.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Das Leben: Funk,H. Kuhn,C. Nielsen L. von Eggeling R. 2020 Cornelsen Verlag GmbH, Berlin
- Gramática Essencial do Alemão: Reimann, M. 2004 Reimann, M. (2004). Gramática Essencial do Alemão, Ismaning: Hueber
- Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1): Jin, F., & Voß, U. 2018 Jin, F., & Voß, U. (2018). Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1) . Berlin: Cornelsen
Secundária
- Pons Online Wörterbuch: Vários 2001-2021 Pons Online Wörterbuch 2001-2021
- Dicionário Mini de Alemão-Português / Português-Alemão: Vários 2011 Dicionário Mini de Alemão-Português / Português-Alemão (2011). Porto Editora