Plano de Estudos
Análise de Dados Univariados 8102205
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Dotar os alunos dos conhecimentos suficientes para que possam analisar e interpretar uma grande variedade de dados recorrendo a técnicas de análise univariada. Para a obtenção de aprovação na unidade nesta curricular os alunos terão que: 1) Compreender o conceito de teste de hipóteses paramétrico e serem capazes de o aplicar em situações reais. 2) Compreender o conceito de teste de hipóteses não paramétrico e distingui-lo do conceito de teste de hipóteses paramétrico. 3) Construir e analisar tabelas de contingência. 4) Testar a dependência/independência de variáveis nominais e ordinais. 5) Aplicar as ferramentas de análise de correspondência.
Programa
1. TESTES DE HIPÓTESES 1.1. Teste paramétrico à média populacional 1.2. Teste paramétrico à proporção populacional 1.3. Testes à Normalidade (teste Kolmogorov-Smirnov, teste Shapiro-Wilk) 1.4. Teste paramétrico à igualdade de duas médias (T Student) 1.4.1. Amostras independentes 1.4.2. Amostras emparelhadas 1.5. Teste paramétrico à igualdade de várias médias (Análise de Variância Simples - ANOVA) 1.6. Teste não paramétrico de comparação de dois grupos (Mann-Whitney) 1.7. Teste não paramétrico de comparação de vários grupos (Kruskal-Wallis) 2. ANÁLISE DE DADOS CATEGORIAIS 2.1. Tabelas de contingência 2.2. Teste de independência do Qui-quadrado 2.3. Teste Exacto de Fisher 2.4. Análise de Correspondência simples (ANACOR) 3. ANÁLISE DE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO SIMPLES 3.1. Conceito de regressão 3.2. Pressupostos do modelo de regressão linear 3.3. Testes de validação 3.4. Previsão 3.5. Linearização de modelos não lineares
Método de Avaliação
A avaliação contínua é a modalidade adotada em Época Normal e decorre durante o período letivo, pressupondo o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/as estudantes. A avaliação contínua desta Unidade Curricular integra dois elementos de avaliação escrita e individual (50% + 50%), calendarizados e realizados em sala de aula. Na Época de Recurso e na Época Especial a modalidade de avaliação é a avaliação final, que consiste num exame final, escrito, individual e presencial (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Análise de Dados para as Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS: Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. 2014 Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para as Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS (6ª ed.). Edições Silabo.
- Análise estatística com o SPSS Statistics: Marôco, J. 2021 Marôco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics (8ª ed.). ReportNumber.
- Introdução à análise de dados: com recurso ao SPSS: Ramos Pinto, R. 2022 Ramos Pinto, R. (2022). Introdução à análise de dados: com recurso ao SPSS (3ª ed.). Edições Sílabo.
Secundária
- Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics: Field, A. 2024 Field, A. (2024). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics (6th ed.). SAGE Publications Ltd.
- Estatística Aplicada: Reis, E., Melo, P., Andrade, R. & Calapez, T. 2016 Reis, E., Melo, P., Andrade, R. & Calapez, T. (2016). Estatística Aplicada (5ª ed., Vol. 2). Edições Sílabo.
- Multivariate Data Analysis: Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. 2018 Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. (2018). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Cengage Learning EMEA.