Plano de Estudos
Demografia 9238308
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI - Opção 1
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 611_Opção I - RI (2014/2015)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos gerais sobre a população, evolução, ritmos de crescimento e distribuição, a nível mundial, europeu e português, e desenvolvam capacidades ao nível das técnicas da demografia. Domínio dos princípios básicos da análise demográfica e conhecimentos sobre os principais problemas demográficos. Com estes objetivos pretendemos que os alunos estejam aptos a: i) refletir sobre os aspetos estruturais da dinâmica das populações, sobre os fenómenos demográficos e suas relações e interconexões nos diferentes contextos socio-espaciais em que decorrem. ii) Desenvolver capacidades orientadas para a interpretação dos fenómenos demográficos, construção de indicadores genéricos adequados à caracterização das populações e iii) promover competências para a investigação.
Programa
1. A Demografia como disciplina científica; 2. Demografia e Globalização: A dinâmica das populações; 3. Princípios de Análise Demográfica; 4. Análise da Mortalidade; 5. Análise da Natalidade e Fecundidade; 6. Fluxos Migratórios; 7. Problemas Demográficos Contemporâneos.
Método de Avaliação
O método é expositivo e as aulas são teórico-práticas. A avaliação segue os critérios previstos no Regulamento de Avaliação do ISCSP/ULISBOA, sendo o regime escolhido o de Avaliação Contínua (composto por um teste individual de avaliação de conhecimentos (55%) e um trabalho de grupo - que consiste na análise sociodemográfica de um município de Portugal - 45% (25% trabalho escrito e 20% apresentação oral). A componente escrita do trabalho de grupo, que vale 25%, não contempla a avaliação individual de cada elemento do grupo. A componente da apresentação oral, que equivale a 20%, contempla a avaliação de cada elemento do grupo. Esta avaliação incide em três aspetos: Clareza na transmissão da informação 6/20; Domínio dos conceitos e linguagem demográfica (8/20) e Domínio dos conteúdos e temas do trabalho (6/20).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Introdução à Demografia. Trabalhos Práticos: Pintassilgo, S.C. e M.B. Bandeira 2018 Pintassilgo, S.C. e M.B. Bandeira (2018). Introdução à Demografia. Trabalhos Práticos. Escolar Editora
- An introduction to concepts and issues.: Weeks, J. R. 2016 Weeks, J. R. (2016). An introduction to concepts and issues, twelfth edition. Cengage Learning.
- Migrações e sustentabilidade demográfica: Perspetivas de evolução da sociedade e economia portuguesas: Peixoto, J., Craveiro, D., Malheiro, J. e Oliveira, I. 2017 Peixoto, J., Craveiro, D., Malheiro, J. e Oliveira, I. (Orgs), (2017). Migrações e sustentabilidade demográfica: Perspetivas de evolução da sociedade e economia portuguesas
Secundária
- A Demografia e o País. Previsões Cristalinas sem Bola de Cristal.: Castro, E.A., Martins, J.M. e Silva, C. J. 2015 Castro, E.A., Martins, J.M. e Silva, C. J. (2015). A Demografia e o País. Previsões Cristalinas sem Bola de Cristal. Gradiva
- Problemas Demográficos. In H. Carmo (Coord.). Problemas Sociais Contemporâneos.: António, S. 2001 António, S. (2001). Problemas Demográficos. In H. Carmo (Coord.). Problemas Sociais Contemporâneos (117-184). Universidade Aberta.
- Demografia e Sistema Internacional: Barata, O. S. 2003 Barata, O. S. (2003). Demografia e Sistema Internacional. ISCSP.
- Questões Demográficas. Demografia e Sociologia da População: Fernandes, A. A. 2008 Fernandes, A.A. (2008). Questões Demográficas. Demografia e Sociologia da População. Edições Colibri.
- Goodhart, C. & Pradhan, M.: The Great Demographic Reversal: Ageing Societies, Waning Inequality, and an Inflation Revival 2020 Goodhart, C. & Pradhan, M. (2020). The Great Demographic Reversal: Ageing Societies, Waning Inequality, and an Inflation Revival. Palgrave Macmillan.