Plano de Estudos

Inglês C1 (Nível IV) 9019209

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 616_Opção VI - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 614_Opção IV - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 580_Opção II - CP (2014/2015)@9019006-580

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo principal desta UC é o de ativar e melhorar competências pré-existentes para permitir comunicação efetiva no âmbito das Ciências Sociais. Levar-se-á a cabo análise de necessidades do grupo, adaptando o programa para a efetiva melhoria de competências. Os estudantes deverão no final do semestre: reconhecer e usar conceitos como audiência, propósito, contexto ou género para utilização em situações de compreensão de texto escrito ou de produção de escrita; apoiar a argumentação, seja escrita ou oral através do uso de exemplos, comentários e/ou material citado e devidamente referenciado; refletir criticamente sobre a escrita ou produção oral próprias. O desenvolvimento de conhecimento específico envolverá trabalho gramatical avançado (formas verbais, advérbios, adjectivos, conjunções e estrutura) e vocabulário, a este nível; as competências de avaliação autónoma da produção própria e de estudo individual; o desenvolvimento de aptidões como autoconfiança, pronúncia e entoação.

Programa

Áreas temáticas de leitura e reflexão crítica: International Relations, Communication Issues, People and Ideas, Law and Society, Education and Employment entre outros que se considerem necessários. Áreas gramaticais: Revision of verb tenses; verb patterns; linkers; word order; adjectives, adverbs. Tipos de Escrita: Argumentative Essay; Review; Scientific Article. Desenvolvimento de capacidades de fluência, exposição oral, debate e argumentação.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua. As aulas decorrerão em regime de seminário, com preparação prévia pelos estudantes das tarefas a realizar, dependendo das competências a adquirir e praticar no decurso das aulas, com facilitação do professor e diálogo interpares. Método de avaliação a optar pelo estudante, por escrito, através de email enviado ao docente até duas semanas após o início das aulas: I) Avaliação Contínua. Três elementos de avaliação: 1) Apresentação oral em grupo, com avaliação individual de desempenho (vale 25% da nota final); 2) Teste escrito 1 – Ensaio ou Recensão (vale 25% da nota final); 3) Teste escrito 2 – Conteúdos programáticos (vale 50 % da nota final). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a Avaliação Contínua (AC) “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. ou II) Exame final - 100% (seleção por defeito).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The WHO health alert: Communicating a global pandemic with WhatsApp.: Walwema, J. 2021 Walwema, J. (2021). The WHO health alert: Communicating a global pandemic with WhatsApp. Journal of Business and Technical Communication, 35(1), 35-40. https://doi.org/10.1177/1050651920958507
  • The Four Freedoms Speech: Roosevelt, F.D. 1941 Roosevelt, F.D. (1941). Four freedoms speech. http://www.americanrhetoric.com/speeches/fdrthefourfreedoms.htm
  • Inaugural Address: Nelson Mandela 1994 Mandela, N. (1994). Inaugural Speech. https://www.africa.upenn.edu/Articles_Gen/Inaugural_Speech_17984.html
  • The Lie Factory: Jill Lepore 2012 Lepore, J. (2012; September 17). The Lie Factory. The New Yorker. http://www.newyorker.com/reporting/2012/09/24/120924fa_fact_lepore?printable=true
  • I have a dream: King, M.L. 1963 King, M.L. (1963). I have a dream. https://www.americanrhetoric.com/speeches/mlkihaveadream.htm
  • Change is closer than we think.” Inside Alexandria Ocasio-Cortez's unlikely rise.: Alter, C. 2019 Alter, C. (2019, March 21). “Change is closer than we think.” Inside Alexandria Ocasio-Cortez's unlikely rise. Time Magazine. https://time.com/longform/alexandria-ocasio-cortez-profile/

Secundária

  • Academic vocabulary in use.: McCarthy, M. & O’Dell, F. 2016 McCarthy, M. & O’Dell, F. (2016). Academic vocabulary in use. Cambridge University Press.
  • Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced.: Hewings, M. & Thaine, C 2012 Hewings, M. & Thaine, C. (2012). Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced. Cambridge University Press.

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre