Plano de Estudos
Métodos Quantitativos Aplicados à Antropologia 9448305
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Principais objectivos da unidade curricular: 1. Conhecer, discutir e identificar temas, o método quantitativo e respectivas técnicas; 2. Aplicar o conhecimento adquirido a situações práticas: contexto empresarial simulado (empresas de sondagens), contextos autárquicos (caracterizar determinados grupos de moradores, comunidades, etc), contextos museológicos (ex. estudos de público e de conteúdos), entre outros; 3. Capacidade para elaborar, de forma autónoma, um inquérito por questionário e seleccionar o tipo de amostra (probabilística vs não probabilística) mais indicada consoante o contexto da investigação. Capacidade para o uso autónomo de escalas 4. Construção de uma base de dados em SPSS e descrição dos principais testes na estatística não paramética, mais usada nas ciências sociais. 5. Capacidade de submissão de resumos a congressos ou de resumos de artigos de investigação/revisão a journals sempre numa lógica colaborativa.
Programa
1 Introdução. O método científico e as caraterísticas da investigação quantitativa 2. Tema e problema de investigação: escolha e delimitação na investigação quantitativa 2.1 Hipóteses e previsões na abordagem quantitativa 3. O método quantitativo 3.1 Amostragem 3.1.1 Amostragem probabilística 3.1.2 Amostragem não probabilística 3.2 Técnicas de recolha de dados quantitativos 3.2.1 Observação quantitativa 3.2.2 Inquérito por questionário 3.2.2.1 Escalas 3.2.2.2 Do pré-teste ao pós-teste 3.2.2.3 Administração 4. Base de dados e testes estatísticos não paramétricos mais comuns nas ciências sociais 5. Como submeter um resumo a um congresso e a uma revista (de revisão ou de investigação) portuguesa (ou estrangeira).
Método de Avaliação
II. MÉTODO DE AVALIAÇÃO i) MÉTODO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA (AC): A avaliação contínua é constituída por um exercício prático escrito (30%) e por dois abstracts (submeter um abstract a um congresso/20% e submeter um abstract a uma revista/50%). Algumas das tarefas - ver de a) a d) - relativas aos abstracts são realizadas e avaliadas em contexto de sala de aula da seguinte forma: (a) escolha do tema, (b) elaboração e apresentação de hipóteses), (c) seleção e aplicação do universo e da amostra para ambos os resumos; (d) seleção e aplicação do tipo de amostra e do tipo de escala) e (e) redação final dos resumos. As datas das avaliações efectuadas em aula serão organizadas em conjunto com os alunos. Retomar: OPÇÃO A: AVALIAÇÃO CONTÍNUA a) Exercício prático escrito (30%) b) Dossier com as diferentes tarefas (de a a d) para atingir os dois objectivos finais (um resumo para uma conferência -20%- e a apresentação de uma recensão ou de um trabalho de investigação a uma revista -50%). OPÇÃO B: ii) OPÇÃO DE AVALIAÇÃO FINAL: Teste escrito com exercícios (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Metodologia de Pesquisa: Sampieri, R.H.; Collado, C. e Lúcio, M. 2017 Sampieri, R.H.; Collado, C. e Lúcio, M. (2017) Metodologia de Pesquisa. Lisboa: McGraw-Hill
- Research Methods in Anthropology. Qualitative and Quantitative Approaches: Bernard, H. Russel 2017 Bernard, H. Russel (2017) Research Methods in Anthropology. Qualitative and Quantitative Approaches. Oxford: Altamira Press
- Statistics for Anthropology: Madrigal, L. 2012 Madrigal, L. (2012) Statistics for Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press
- Measuring Behaviour: An introductory guide: Bateson, P e Martin, P. 2021 Bateson, P e Martin, P. (2021) Measuring Behaviour: An introductory guide. Cambridge: Cambridge University Press
- The Craft of Research: Booth, W.C. & Colomb, G.G. 2022 Booth, W.C. & Colomb, G.G. (2022) The Craft of Research. Chicago:Chigago University Press (4th edition)
- Teaching Quantitative Methods for Social Anthropology: Reflections and recomendations from student experiences, Teaching Anthropology, 13 (1): Rohmann, A; Kinsell, H & Ramadhita, S. 2024 Rohmann, A; Kinsell, H & Ramadhita, S. (2024)Teaching Quantitative Methods for Social Anthropology: Reflections and recomendations from student expeiences, Teaching Anthropology, 13 (1):https://doi.org/10.22582/ta.v13i1.700
Secundária
- O Inquérito: Teoria e Prática: Ghiglione, R. e Matalon, B. 2001 Ghiglione, R. e Matalon, B. (2001).O Inquérito: Teoria e Prática. Oeiras: Celta.
- Introdução à Análise de Dados: Com recursos ao SPSS: Ramos Pinto, R. 2012 Ramos Pinto, R. (2012) Introdução à Análise de Dados: Com recurso ao SPSS. Lisboa: Edições Sílabo
- Análise de dados em Ciências Sociais: Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows: Bryman, A. e Cramer, D. 2003 Bryman, A. e Cramer, D. (2003) Análise de dados em Ciências Sociais: Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows. Oeiras: Celta
- Internet, Phone, Mail and Mixed-Mode Surveys .: Dillman, D.A.; Smyth, J.D. & Christian, L.M. 2014 Dillman, D.A.; Smyth, J.D. & Christian, L.M. (2014) Internet, Phone, Mail and Mixed-Mode Surveys. Nova Iorque: John Wiley & Sons.
- The evolution and development of inferential reasoning about ethnic markers: comparison between urban United States and rural highland Peru: Moya, C. & Boyd, R. 2016 Moya, C. & Boyd, R. (2016) The evolution and development of inferential reasoning about ethnic markers: comparison between urban United States and rural highland Peru, Current Anthropology , 57 (suppl.13):S131-S144
- Empirical evidence for the devoted actor model: Sheikz, H.; Gòmez, A. & Atran, S. 2016 Sheikz, H.; Gòmez, A. & Atran, S. (2016)Empirical evidence for the devoted actor model, Current Anthropology 57 (suppl. 13):S204-S209.
- What explains patrilineal cooperation?: Strassmann, B. I. & Kurapati, N. T. 2016 Strassmann, B. I. & Kurapati, N. T. (2016)What explains patrilineal cooperation? Current Anthropology 57(suppl. 13):S118-S130.
- Quantitative Anthopology: a workbook: Williams, L.L. and Quave, K. 2019 Williams, L.L. and Quave, K. (2019) Quantitative Anthopology: a workbook. Academic Press. Elsivier .Paperback ISBN: 9780128127759 eBook ISBN: 9780128128305