Plano de Estudos

Sociologia Geral I 9023103

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Globalmente, pretende-se que os estudantes compreendam o que é a Sociologia enquanto disciplina científica e a forma como aquela analisa e interpreta a realidade social. Nesse sentido, deverão adquirir as seguintes competências:      a) cognitivas: compreender o contexto e os fundamentos da emergência da Sociologia; identificar os primeiros sociólogos e respectivas teorias; adquirir e utilizar os conceitos básicos da disciplina; compreender e interpretar textos científicos sobre fenómenos sociais;       b) analíticas: desenvolver a capacidade crítica de modo a aplicar as abordagens teóricas e conceptuais para analisar a realidade social.       c) comunicativas: capacidade de apresentar e debater, com argumentos científicos, os assuntos relacionados com os fenómenos sociais.    

Programa

1. A Perspectiva Sociológica    a. A "questão social" na base da Sociologia como disciplina científica    b. Os contributos de Durkheim, Weber e Marx     c. Senso-comum e "imaginação sociológica"    d. Sociologia e Sociedade   2. Noções básicas da análise sociológica    a. Cultura e os seus elementos    b. Condições sociais e origem social    c. Socialização, Papel e Estatuto Social    d. Controlo Social    e. Grupos Sociais e Organizações   3. A Modernidade e as questões da sociedade contemporânea.

Método de Avaliação

Ensino expositivo e aulas teórico-práticas com recurso a textos científicos, pequenos documentários e artigos/notícias de jornais. Nesta unidade curricular estão previstas as seguintes modalidades de avaliação:          a) Avaliação Mista:  realiza-se durante o período de aulas e é constituída por actividades de grupo, com uma ponderação de 40% da nota final e um exame com uma ponderação de 60% da nota final. Esta modalidade de avaliação implica uma obrigatoriedade de presença em, pelo menos, 50% das aulas leccionadas.          a) Avaliação Final: realiza-se após o término das aulas e é constituída por um exame escrito (100% da nota final).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • AA.VV. (2016). El libro da la Sociologia. Madrid: Ediciones AKAL. Almeida, J. F. (Coord.). (1994). Introdução à Sociologia. Lisboa: Universidade Moderna. Coster, M. (1998). Introdução à Sociologia. Lisboa:Editorial Estampa. Costa, A. F. (2016). Sociologia e Sociedade. Lisboa: Mundos Sociais. Costa. A. F. (2011). O que é sociologia. Lisboa: Editora Quimera. Elias, N. (1980). Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70. Giddens, A. (2000). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Lakatos, E. e Marconi M. (1990) Sociologia Geral.  São Paulo: Editora Atlas. Machado, F. L., Almeida A. N. e Costa, A. F. (Coord.). (2016). Sociologia e Sociedade. Lisboa: Mundos Sociais Paiva, A. (Coord.). (2014). Pensamento Sociológico. Uma Introdução Didática às Teorias Clássicas. Lisboa: Pactor. Schaefer, R. T. (2006). Sociologia. São Paulo: McGraww-Hill. Quintaneiro, T, Barbosa, M. L. O. e Oliveira, M. G. (2003). Um toque de clássicos. Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizionte: Editora UFMG.    : null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1 Semestre