Plano de Estudos

Gestão de Recursos Humanos 8363405

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o alunos adquiram uma visão geral da GRH, suas especificidades, a lógica da sua evolução e os desafios que enfrenta atualmente. Pretende-se esclarecer a estreita associação entre o caráter estratégico da gestão das pessoas e o acréscimo de competitividade. Neste âmbito, serão abordadas algumas das práticas mais importantes da GRH, tanto as clássicas, como aquelas que adquiriram importância nas novas circunstâncias. Importa que os alunos sejam capazes de perceber a lógica das dinâmicas próprias da gestão do fator humano, sua interligação com as alterações contextuais e, especificamente, a sua relevância para a implementação de políticas públicas de âmbito territorial.Em termos teóricos, visa-se a aquisição das ferramentas necessária à compreensão geral das lógicas inerentes à gestão de pessoas e suas práticas. Em termos práticos, importa capacitar para a análise e discussão de situações específicas e apreciação de várias possibilidades de resolução de problemas.

Programa

O desenvolvimento e organização da função GRH. A GRH: definições, finalidades e objetivos. Os dominios de atividade, papeis e competências da GRH. A evolução da GRH: da Revolução Industrial à Revolução do Conhecimento e Globalização: novas formas de trabalho e os desafios da RH. O sistema de RH e a gestão estratégica de RH. As áreas de práticas de GRH: Recrutamento, seleção, Gestão do Desempenho, Formação e Desenvolvimento, Gestão de Recompensas. As especificidades da GRH no Sector Publico.

Método de Avaliação

Estimular os alunos a participarem activamente nas aulas teóricas e no debate de casos práticos, desenvolvendo as suas capacidades conceptuais e de reflexão crítica, e ainda a sua capacidade de aplicarem os conhecimentos em contextos organizacionais. Nesta UC existem duas modalidades de avaliação: · Avaliação Final (AF): prova de exame escrito (100%). · Avaliação mista (AM) que é composta por um exame escrito (50%), a resolução individual de um estudo de caso (25%) e a análise de textos técnicos a realizar nos grupos de trabalho (25%). A modalidade de AM exige a adesão escrita e uma assiduidade mínima de 50% das aulas lecionadas.  

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Armstrong, M. (2014). Handbook of Human Resource Management Practice. Kogan Page. Bilhim, J. (2009). Gestão estratégica de recursos humanos (4ª ed.). Lisboa: ISCSP. Boselie, P. (2014). Strategic Human Resource Management: A Balanced Approach (2  Edition). nd McGraw Hill Education. Bratton, J. & Gold, J. (2012). Human Resource Management: theory and practice (5th edition). Palgrave Macmillan. Lopes, A. (2012). Fundamentos para a gestão de pessoas: Para uma síntese epistemológica da iniciativa, da competição e da cooperação. Lisboa: Edições Sílabo. Lopes, M.P., Lopes, A., Botelho, C., Palma, P.J., Marujo, H., & Gomes, C. (Coord.) (2017). Gestão de Recursos Humanos: Modelos e Técnicas. Tomo 3: Recursos Humanos. Lisboa: Edições ISCSP. Serão utilizados em aula diversos textos de natureza académica.: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2 Semestre