Plano de Estudos
Alemão A1.2 (Nível II) 8364211
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem continuar os seus estudos de Alemão depois terem concluído o Nivel A1.1. do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) . Prepara os estudantes para comunicar em situações simples e quotidianas. Visa a aquisição e desenvolvimento das quatro competências: escrita, leitura, compreensão e produção orais adequados ao Nível A1.2. do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a adquirirem a capacidade de compreender e exprimir oralmente e por escrito informações, opiniões ou pedidos simples no âmbito quotidiano.
Programa
Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos, em situações quotidianas. Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da aula: a vida privada e a vida profissional, a vida do estudante universitário. Alguns aspectos básicos relacionados com a geografia, o sistema político e a história dos países de língua alemã. Redação e compreensão de textos adequados ao nível A1.2. Áreas gramaticais: A declinação dos artigos e adjectivos no nominativo e acusativo. O artigo e o pronome possessivo, as várias formas de negação e as preposições mais frequentes. Os verbos irregulares no presente, os verbos modais.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as atividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado através da plataforma e-learning até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o estudante comunica-a pela plataforma de e-learning ao docente até uma semana antes da primeira avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de AF está disponível.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Gramática Essencial do Alemão: Reimann, M. 2004 Gramática Essencial do Alemão, Ismaning: Hueber
- Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1): Jin, F., Voß, U. 2018 Jin, F., Voß, U. (2018) Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1. Berlin: Cornelsen Verlag
- Das Leben A 1 Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch: Funk, H.; Kuhn, C.; Nielsen, L.; von Eggeling, R. 2020 Funk, H.; Kuhn, C.; Nielsen, L.; von Eggeling, R. (2020) Das Leben A1, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch, (1ª ed.). Berlin: Cornelsen Verlag
Secundária
- Pons Online Wörterbuch: Vários 2001-2022 Pons Online Wörterbuch (2001-2022)
- Dicionário Mini de Alemão-Português / Português-Alemão: Vários 2011 Dicionário Mini de Alemão-Português / Português-Alemão (2011). Porto Editora