Plano de Estudos

Teorias Sociológicas Contemporâneas 8109202

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 264_Opção II - RI

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 264_Opção II - RI

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos da U.C: Fornecer os instrumentos conceptuais básicos da sociologia contemporânea. Introduzir e familiarizar os/as estudantes com os conceitos, as controvérsias e as correntes e os/as autores/as das teorias sociológicas contemporâneas. Objetivos de aprendizagem: Os alunos deverão ser capazes de compreender textos, interpreta-los de modo a adquirir os princípios de raciocínio e compreensão sociológica da realidade. Desenvolver capacidades de reflexão e análise critica sobre as sociedades contemporâneas.

Programa

1. Processo civilizacional por Norbert Elias. 2. Escola de Frankfurt: origens e desenvolvimentos posteriores. 3. Acão e estrutura: da oposição à articulação. 3.1 . Teoria da estruturação de Anthony Giddens. 3.2. Teoria da prática de Pierre Bourdieu. 3.3 . Breve incursão na sociologia à escala individual de Bernard Lahire e à perspetiva morfogénica de Margaret Archer 4. Quotidiano e configuração social: 4.1.Perspetivas interacionistas de G.H. Mead, H. Blumer a Erwin Goffman e Howard S. Becker. 4.2 Etnometologia de H. Garfinkel. 5. Modernidade, modernidade reflexiva e pós-modernidade ; Ulrich Beck; Manual Castells; Anthony Giddens ; Zygmunt Baumam.

Método de Avaliação

Aulas teóricas e práticas. Quanto à avaliação, ela será de dois tipos, de acordo com o Regulamento do ISCSP: 1. Avaliação final ( exame final - 100%) 2. Avaliação contínua. O acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno(a) sendo recomendável o acompanhamento presencial por parte dos /as estudantes. Esta modalidade é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: 1) Elaboração de trabalhos escritos individuais e/ou em grupo - 50% 2) Mini-teste em aula – 25% 3) Teste em aula - 25%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Teoria social: Turner, Bryan 2002 Algés, Difel
  • Dialetic of Enlightenment: Horheimer,Marx e Theodor Adorno 1997 London, Verso Books
  • A apresentação do eu na vida de todos os dias: Goffman, Erving 1993 Lisboa, Relógio d'água
  • A dualidade da estrutura. Agência e estrutura: Giddens, Anthony 2001 Oeiras.Celta editora
  • AS consequencias da modernidade: Giddens, Anthony 1992 Oeiras.Celta editora
  • A era da informação : economia , sociedade e cultura: Castells, Manuel 2002 Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
  • O processo civilizacional: Elias , Norbert 2006 Lisboa, D. Quixote
  • Outsiders: estudo da sociologia do desvio: Becker, Howard 2008 Rio de Janeiro, Zahar editora
  • Modernização reflexiva: politica, tradição e estética na ordem social moderna: Beck, Ulrich, Giddens, Anthony e Lash , Scott 2000 Oriras: Celta editora
  • Structure , Agency and Internal concersation: Archer, Margaret S. 2003 Cambrige: Cambridge University Press

Secundária

  • Patrimonios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual: Lahire, Bernard 2005 Sociologia, problemas e praticas, 49: 11-42
  • Estigma; notas sobre a manipulação da identidade deteriorada: Goffman, Erving 1992 Rio de Janeiro, Zahar editores
  • Modernidade e identidade pessoal: Giddens, Anthony 1997 Oriras, Celta editores
  • Questões de sociologia: Bourdieu , Pierre 2003 Lisboa, Fim de seculo
  • Symbolic Interactionism. Parspetive ans method: Blumer, Herbert 1969 Berkeley, University of California Press

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2 Semestre