Plano de Estudos
Gestão de Conflitos e Negociação 9157504
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Conseguir identificar conflitos no contexto organizacional, bem como as suas causas, etapas processuais e tipologias - Conhecer e saber aplicar em contexto organizacional os mais inovadores e os mais tradicionais modelos de gestão de conflitos, quer os centrados no problema, quer os centrados na solução - Reconhecer e saber aplicar modelos comunicacionais para a transformação de conflitos em práticas produtivas e satisfatórias - Conhecer, identificar e saber aplicar práticas de gestão de pessoas que estimulem culturas organizacionais promotoras de relações e culturas justas, pacificas, apreciativas e compassivas - Saber caracterizar, descrever e construir culturas e climas organizacionais participativos, colaborativos, e com práticas éticas que previnam ou transformem conflitos insolúveis ou infrutíferos - Saber discutir criticamente modelos teóricos sobre conflitos e sobre formas de negociação e mediação criativas e capacitadoras
Programa
1. Conflitos, relações e comunicação humana - A naturalidade e complexidade do conflito no contexto das relações humanas - Concepções do conflito ao longo da historia da gestão - Definição, tipologia, processos e impactos dos conflitos nas organizações - Coordenação da complexidade e da diferença - Relação dos conflitos com as práticas de GRH 2. Estratégias fundamentais na gestão e transformação dos conflitos - Negociação: Conceitos, modelos e etapas - Teorias da comunicação e processos negociais - Negociação e conversação colaborativa - Modelos de mediação: intervenção de terceiras partes - Mediação, credibilidade e imparcialidade - Gestão de conflitos centrada na solução 3. Prevenir conflitos e promover relações interpessoais e culturas organizacionais pacíficas - Práticas participativas, justiça restaurativa e reparação do respeito - Promoção de uma cultura empresarial apreciativa e compassiva - A paz corporativa e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Método de Avaliação
Dada a natureza teórico-prática da unidade curricular, e a sua consubstanciação em soft skills relevantes, os métodos de ensino compreendem o expositivo e o interrogativo, por um lado mas, sobretudo, os métodos activos, colaborativos e participativos, com a análise de estudos de caso e com a apresentação de trabalhos práticos. A avaliação sumativa é concretizada pela execução de um exame final (100%). Para permitir uma aprendizagem continua, serão apresentadas semanalmente atividades formativas que conduzem, de forma clara e consequente, à preparação para a avaliação sumativa.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Araújo, L.,Marujo, H.A., & Lopes. M.P. (2017). Características da cultura e da missão organizacional que influenciam a capacidade coletiva compassiva. Bannink,F. (2010). Handbook of solution-focused conflict management. Cambridge, MA: Hogrefe Publishing. Dimas, I. D.,Lourenço, P.R. & Miguez, J. (2005). Conflitos e desenvolvimento nos grupos e equipas de trabalho: uma abordagem integrada. Psychologica, 38, 103-119. Marujo, H. À. (2017). Gestão de Conflitos e Negociação. Manual de Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Edições ISCSP. Simões, E. (2008). Negociação nas organizações: contextos sociais e processos psicológicos . Lisboa: RH Editora. Stavros, J. & Torres, C. (2018). Conversations worth having. Oakland, Ca: Berrett-Koehler Thompson, L.(2010).A Verdade sobre a Negociação. Porto: Actual Editora (4ª edição). Weiss, J. (2016). HBR Guide to Negotiating. Boston: Harvard Business Review Press: null null