Plano de Estudos
Análise de Dados Multivariados 8102302
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Dotar os alunos dos conhecimentos suficientes para que possam analisar e interpretar uma grande variedade de dados recorrendo a técnicas de análise multivariada. Para a obtenção de aprovação nesta unidade curricular os alunos terão que: 1) Aplicar métodos comparativos sobre várias populações 2) Extrair o máximo de informação dos dados, pela redução do número de variáveis; cruzamento de variáveis e análise da dependência/independência; capacidade para realizar previsões, classificação, descriminação e segmentação.
Programa
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS 2. ANÁLISE INICIAL DOS DADOS 2.1. Análise gráfica 2.2. Análise das não-respostas e outliers 2.3. Ferramentas de validação de dados 3. ANÁLISE FACTORIAL E ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS 3.1. Extracção das componentes principais 3.2. Escolha do número componentes principais 3.3. Rotação dos factores 4. ANÁLISE CATEGORIAL DE COMPONENTES PRINCIPAIS 4.1. Escolha do número de dimensões 4.2 Agrupamento das variáveis 4.3. Agrupamento das categorias 4.4. Interpretação 5. ANÁLISE DE AGRUPAMENTO 5.1. Técnicas de Agrupamento 5.2. Variáveis base de agrupamento 5.3. Selecção do número de clusters 6. ANÁLISE DE REGRESSÃO 6.1. Regressão Linear 6.1.1. Selecção do modelo 6.1.2. Análise e validação do modelo 6.1.3. Previsão 6.2. Regressão Logística 6.3. Regressão Categorial 7. ESCALONAMENTO MULTIDIMENSIONAL 7.1. Conceito de proximidade 7.2. Tipos de MDS 7.3. Escolha da dimensionalidade
Método de Avaliação
Serão utilizados métodos de aprendizagem que envolvam os alunos na análise e aplicação de conceitos em contextos reais, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais. O docente começará por resolver um exercício com os alunos, nos exercícios seguintes, o docente será moderador. Os temas serão abordados com auxílio do SPSS. A avaliação contínua é a modalidade adotada em Época Normal e decorre durante o período letivo, pressupondo o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/as estudantes. A avaliação contínua desta Unidade Curricular integra dois elementos de avaliação escrita e individual (50% + 50%), calendarizados e realizados em sala de aula. Na Época de Recurso e na Época Especial a modalidade de avaliação é a avaliação final, que consiste num exame final, escrito, individual e presencial (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Análise de dados para as ciências sociais - a complementaridade do SPSS: Pestana, M., & Gageiro, J. 2014 Pestana, M., & Gageiro, J. (2014). Análise de dados para as ciências sociais - a complementaridade do SPSS (6ª ed.). Edições Sílabo.
- Análise estatística com o SPSS Statistics: Marôco, J. 2021 Maroco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics (8ª ed.). ReportNumber.
Secundária
- Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics: Field, A. 2024 Field, A. (2024). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics (6th ed.). SAGE Publications Ltd.
- Multivariate data analysis: Hair, J., Black, W., Babin, B., & Anderson, R. 2018 Hair, J., Black, W., Babin, B., & Anderson, R. (2018). Multivariate data analysis (8ª ed.). Cengage Learning EMEA.