Plano de Estudos
Teorias Sociológicas Clássicas 9240103
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Em geral, esta unidade curricular visa proporcionar aos/as estudantes: a) as bases para o conhecimento das principais correntes e autores da teoria sociológica clássica; e b) um ambiente educativo propício à reflexão e à discussão aberta das diferentes correntes e perspetivas teóricas da sociologia. Tem como objetivos específicos: a) promover o conhecimento das condições sociais de emergência da teoria sociológica assim como o seu percurso sócio-histórico desde o momento fundador até à sua institucionalização; b) facilitar a identificação dos conceitos e enfoques teóricos fundamentais empregues pelos autores clássicos na descrição, compreensão e explicação de fenómenos e processos sociais; e c) estimular junto dos estudantes uma reflexão crítica acerca da pertinência, relevância e capacidade explicativa de tais conceitos e enfoques.
Programa
1. Os Antecedentes da Teoria Sociológica 1.1. Da fundação: determinantes socio-históricos e orientações instrumentais. 1.2. Os precursores: Saint-Simon, Auguste Comte, Harriet Martineau, Herbert Spencer e Fréderic Le Play. 2. A Fundação e a Institucionalização da Sociologia na Europa 2.1. Os fundadores: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber 2.2. Crítica ao Positivismo Ortodoxo: Vilfredo Pareto e Georg Simmelt 3. Desenvolvimento das Teorias Clássicas da Sociologia na Europa e na América. 3.1. Na América (Escola de Chicago, Escola de Columbia e Escola de Harvard). 3.2. Na Europa (Escolas Francesa, Alemã e Inglesa). 4. Paradigmas Sociológicos da Teoria Clássica e o seu impacto na Teoria Contemporânea
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas com recurso ao método expositivo, à promoção da escuta activa e da reflexividade, através da leitura de textos, visualização de pequenos vídeos e exercícios individuais e/ou em grupo. Em conformidade com o Regulamento de Avaliação, existem duas modalidades de avaliação: - A Avaliação Contínua na Época Normal, constituída pelos seguintes elementos: a) um teste (60% da nota final); b) um trabalho individual (20% da nota final); c) um mini-teste (20% da nota final). - A Avaliação Final constitui-se numa prova de exame escrito a realizar na Época de Recurso (100% da nota final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- História das Ideias Sociológicas: das origens a Max Weber: Michel Lallement 2008 Lallement, M. (2008). História das Ideias Sociológicas das origens a Max Weber. Petrópolis: Editora Vozes.
- Sociologia: Ferreira, J. M. C., Peixoto, J., Carvalho, A. S., Raposo, R., Graça, J. C., & Marques, R. 2000 Ferreira, J. M. C., Peixoto, J., Carvalho, A. S., Raposo, R., Graça, J. C., & Marques, R. (2000). Sociologia. Lisboa: McGraw Hill.
- Teorias Sociológicas - Os Fundadores e os Clássicos (Antologia de textos): Cruz, M. B. 1989 Cruz, M. B. (1989). Teorias Sociológicas - Os Fundadores e os Clássicos (Antologia de textos). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais: Campenhoudt, L. 2003 Campenhoudt, L. (2003). Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais. Lisboa: Gradiva.
Secundária
- O Ensino da Sociologia nos Estados Unidos: Óscar Soares Barata 1969 Barata, O. S. (1969). O Ensino da Sociologia nos Estados Unidos. Estudos Políticos e Sociais, v. 7, nº 3, 639-683
- Etapas do pensamento sociológico: Raymond Aron 1982 Aron, R. (1982). As etapas do pensamento sociológico. Lisboa: D. Quixote.
- Pensamento Sociológico – uma introdução didática às teorias clássicas.: Ana Paiva (Coord.) 2014 Paiva, A. (2014). Pensamento Sociológico – uma introdução didática às teorias clássicas. Lisboa: Pactor.