Plano de Estudos
Introdução à Análise de Dados 9157105
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sensibilizar os alunos para a importância da análise de dados e em simultâneo conferir-lhes competências fundamentais no domínio da aplicação das ferramentas estatísticas. Para a obtenção de aprovação nesta unidade curricular os alunos terão que: 1) Compreender os conceitos de probabilidade e de variável aleatória, e adquirir a capacidade de os aplicar em contextos reais. 2) Compreender o conceito de amostra e saber identificar e aplicar as diferentes formas de amostragem. 3) Conseguir criar ficheiros de dados em ambiente SPSS, através da definição dos vários tipos de variáveis que caracterizam os indivíduos. 4) Conseguir analisar com destreza os dados de amostras, através do SPSS e fundamentalmente interpretar bem os resultados conseguidos. 5) Efectuar o cálculo de boas estimativas, recorrendo aos intervalos de confiança.
Programa
1. Introdução à estatística 1.1. O que é a Estatística 1.2. Escalas de medida e tipos de variáveis 2. Introdução ao SPSS 2.1. Estrutura do programa 2.2. Ferramentas de validação de dados 2.3. Transformação dos dados 2.4. Representação gráfica 3. Estatística descritiva 3.1. Descrição tabelar 3.2. Descrição paramétrica 3.3. Descrição gráfica 4. Amostragem 4.1. Aleatoriedade vs Representatividade 4.2. Amostragem aleatória e não aleatória 4.3. Distribuições amostrais 5. Estimação paramétrica 5.1. Estimação pontual e por intervalos 5.2. Dimensão da amostra 6. Conceito de probabilidade 6.1. Definição de conceitos 6.2. Definições de probabilidade 6.3. Diagramas de Venn 6.4. Acontecimentos independentes 6.5. Probabilidades condicionadas 6.6. Teorema da probabilidade total e fórmula de Bayes
Método de Avaliação
Serão utilizados métodos de aprendizagem que envolvam os alunos na análise e aplicação de conceitos em contextos reais, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais. O docente começará sempre por explicar os fundamtos e resolver um exercício conjuntamente com os alunos (aula online), ao que se seguirão exercícios a resolver pelos alunos, tendo o docente o papel de moderador (aulas presenciais). Sempre que possível os temas serão abordados com auxílio do SPSS. A avaliação respeita as regras previstas no Regulamento de Avaliação do 1º Ciclo. Na época de avaliação normal os alunos poderão optar por avaliação mista ou avaliação final. A avaliação mista é composta por dois elementos de avaliação: trabalho de grupo (30%) e avaliação escrita (70%). O regime de avaliação mista requer uma assiduidade mínima de 50%. A avaliação final é composta apenas por uma avaliação escrita -100%. Nas épocas de recurso e especial é oferecida apenas a modalidade de avaliação final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Estatística - Ramos Pinto, R. (2012). Introdução à Análise de Dados com recurso ao SPSS . (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo. - Reis, E. (2009). Estatística Descritiva . (7ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo. - Frankfort-Nachmias, C. Leon-Guerrero, A. (2018). Social Statistics for a Diverse Society . (8 Edition). th Los Angeles: SAGE Publications. SPSS - Marôco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics . (6ª Edição). Lisboa: Report Number. - Norusis, M. (2011). IBM SPSS Statistics 19 Guide to Data Analysis . Prentice Hall. Exercícios com resolução - Reis, E. Melo, P. Andrade, R. e Calapez, T. (2012). Exercícios de Estatística Aplicada - Vol. 1 . (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo. - Barroso, M. Sampaio, E. Ramos, M. (2010). Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais . (2ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.: null null