Plano de Estudos

Teoria Social Clássica 9448210

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 612_Opção II - RI (2014/2015)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 3

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI_Opção 2

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de bases teóricas necessárias para compreenderem a forma como diferentes contextos sócio-históricos promovem determinadas abordagens dos objetos de estudo da teoria social, o que lhes permitirá no futuro continuar a explorar uma grande diversidade de temas relevantes na área da teoria social. No fim desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de: 1. compreender as origens e a evolução da sociologia como ciência; 2. analisar conceitos-chave na área da sociologia; 3. estabelecer relações específicas interessantes no seio da sociologia; 4. identificar os contornos relevantes de conceitos como democracia, raça e classe, bem como examinar aspetos subjacentes à circulação das elites e à distribuição da riqueza na sociedade; 5. refletir sobre a natureza de factos sociais como o suicídio ou a religião; 6. determinar os fatores envolvidos na psicologia da ação individual, bem como no papel social das díades e tríades.

Programa

1. Montesquieu (1689-1755): o espírito das leis e a sociedade; geografia e clima; separação dos poderes. 2. Auguste Comte (1798-1857): evolução por estádios; a sociologia como ciência. 3. Karl Marx (1818-1883): capitalismo; luta de classes; materialismo vs. idealismo. 4. Alexis de Tocqueville (1805-1859): democracia; raça e classe na sociedade europeia e americana. 5. Émile Durkheim(1858-1917): definição moderna de sociologia; a natureza social do suicídio; a natureza social da religião. 6. Vilfredo Pareto (1847-1923): psicologia da ação individual; circulação das elites; distribuição da riqueza na sociedade. 7. Max Weber (1864-1920): estado e burocracia; capitalismo e religião; ação individual e sociedade. 8. Georg Simmel (1858-1918): indivíduo e sociedade; agência e estrutura; a consciência individual; díades e tríades como base da vida social.

Método de Avaliação

Ensino: As aulas serão predominantemente expositivas, apoiadas na discussão de textos recomendados, havendo sempre lugar a perguntas e respostas, bem como ao debate com os estudantes dos conceitos mais suscetíveis de múltiplas dimensões, algumas delas fundamentais para dominar com segurança os diferentes conceitos relevantes na área da teoria social. Haverá também lugar para leituras orientadas fora da aula. Regime de Avaliação: A Avaliação Contínua, correspondente à Época Normal, é feita através de 2 testes escritos efetuados individualmente e presencialmente em aula e em datas anunciadas no início do semestre. Cada teste terá a duração de 1 hora e corresponde a 50% da nota final. O 1º ocorrerá a meio do semestre e o 2º no final do mesmo. A Avaliação Final é feita na Época de Recurso.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Capitalism and Modern Social Theory: Giddens, Anthony 1996 Cambridge: Cambridge University Press
  • Classical Social Theory: Craib, Ian 1997 Oxford: Oxford University Press
  • Teorias Sociológicas: Cruz, Manuel Braga da 2008 Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (5ªed)
  • As Etapas do Pensamento Sociológico: Aron, Raymond 2007 Lisboa: Editorial Presença

Secundária

Disciplinas de Execução

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre