Plano de Estudos
Antropologia Biológica 9448104
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 263_Opção I - RI
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 263_Opção I - RI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Principais objectivos da unidade curricular: i) Compreender, discutir e identificar as principais áreas da antropologia biológica e respectivas aplicações; ii) Conhecer o desenvolvimento histórico da antropologia biológica, não esquecendo o caso português; iii) Compreender, discutir, identificar e aplicar os conceitos iniciais e primados da teoria evolutiva moderna; iv) Compreender, discutir e identificar os principais conceitos e alguns dos debates teóricos dentro da primatologia bem como aplicar esta área de investigação a contextos específicos (e.g. conservação).
Programa
1. Introdução. O que é a antropologia biológica. 1.1. As principais subdisciplinas na antropologia biológica 1.2 As aplicações da antropologia biológica 1.3 As questões éticas nas diferentes aplicações da Antropologia Biológica. 2. História da disciplina: da Antropologia Física à Antropologia Biológica. O contexto português. 3. Teoria evolutiva moderna 3.1 Princípios da teoria evolutiva 3.2 iniciação aos conceitos 3.3 A variação humana actual e a desconstrução do conceito de "raça" na perspectiva biológica 4. Primatologia 4.1 Primatas contemporâneos: taxonomia, sistemática e biogeografia 4.2 Tendências adaptativas nos primatas 4.3 Ecologia e organização social dos primatas não-humanos 4.3.1 Sistemas de acasalamento 4.4 Origem e evolução da cooperação 4.5 Origem e evolução da inteligência 4.6 Modelos análogos e homólogos
Método de Avaliação
Metodologia de ensino: as aulas são teóricas e práticas. Enquanto as aulas teóricas são sobretudo expositivas, as aulas práticas obedecem a vários formatos: aulas laboratoriais, aulas práticas de recolha de dados no Zoo de Lisboa, Museus, aulas com grupos de discussão, entre outros formatos como workshops ou seminários que podem muito esporadicamente incluir convidados, idas a congressos da especialidade (ex. congresso ibérico de Primatologia entre 21a 23 de Novembro) entre outras actividades. Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua (AC): Esta modalidade de avaliação é constituída por dois testes individuais escritos (40%+40%) e um último elemento de avaliação (20%) a escolher entre os exemplos acima identificados e referidos no RACC. Avaliação Final (AF): Esta modalidade de avaliação é constituída por um exame com toda a matéria do semestre (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Primate Research and Conservation in the Anthropocene: Behie, A.L.; Teichroeb, J.A.; Malone, N. (Eds.) 2019 Behie, A.L.; Teichroeb, J.A.; Malone, N. (Eds.) (2019)Primate Research and Conservation in the Anthropocene. Cambridge: Cambridge University Press.
- Primate Behavioral Ecology: Strier, K.B. 2021 Strier, K.B. (2021) Primate Behavioral Ecology. New York: Routledge.
- Introdução à Antropologia Biológica: Princípios Evolutivos, Genética, Primatologia e Evolução Humana: Casanova, C. 2023 Casanova, C. (2023) Introdução à antropologia biológica: Princípios evolutivos, genética, primatologia e evolução humana . Lisboa: ISCSP
- How Humans Evolved: Boyd, R. & Silk, J. 2021 Boyd, R. & Silk, J. B. ( 2021) How humans evolved . New York: Norton & Company.
Secundária
- O papel de Mendes Côrrea enquanto referência na Antropologia Biológica em Portugal: Caminhos e percursos.: Casanova, C. 2012 Casanova, C. (2012) O papel de Mendes Côrrea enquanto referência na Antropologia Biológica em Portugal: Caminhos e percursos. In Martins, A. (Eds). - A. E. Mendes Côrrea (1888-1960), Entre a ciência, a docência e a política (pp 85-127). Lisboa: ACD Editores.
- Gender Through the Eyes of a Primatologist: Frans de Waal 2022 de Waal, F. (2022) Gender Through the Eyes of a Primatologist. Nova Iorque:W. W. Norton & Company.