Plano de Estudos
Seminário de Práticas e Estágios 8111903
Contextos
Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_2º semestre_LGRH
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Co-construir uma comunidade de aprendizagem e intervisão - Promover a capacidade de relacionar a literatura cientifica no âmbito de GRH com a experiência prática e pessoal - Desenvolver capacidades de reflectir criticamente sobre a prática de GRH em contextos diversificados (Publico, Privado e 3º Sectores) - Desenvolver competências de observação, auto e hetero-conhecimento e potenciação de desenvolvimento sistémico próprio e contextual - Desenvolver a capacidade de análise de episódios comunicacionais/atos de fala, através da Gestão Coordenada do Sentido/Significações
Programa
1. Fundamentos teóricos de Práticas e Estágios ("Practicum"): - Modelo sistémico humanista e transformador - Modelo de Gestão Coordenada do Sentido (CMM) - Modelo do Inquerito Apreciativo - Modelo da Orientação para a Solução - Modelo do Good Work (Harvard): Excellence, Ethics e Engagement - Outros modelos capacitadores 2. Os cinco pilares da teoria-prática - Relações positivas e formulação de objetivos - Construção de competencias e identificação de exceções - Trabalhar na progressão, progredir no trabalho - Processos de Reflexão e feed-back - Pegada pessoal do profissional de GRH no contexto da organização
Método de Avaliação
As metodologias de ensino são teórico-praticas, participativas, relacionais e colaborativas. Os métodos de Avaliação permitem duas opções: 1. Avaliação CONTÍNUA, que inclui: - Trabalho de Grupo (50%); - Trabalho Individual (50%). 2. Avaliação FINAL, em período de exames (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bannink,F.(2015).Handbook of Positive Supervision.Hogrefe Publ. Fishman,W.&Barendsen,L.(2010).The Good Work Toolkit.Cambridge, Harvard:The Graduate School of Education. http://thegoodproject.org/pdf/GoodWork-Toolkit-guide.pdf Marujo,H.A.,Neto,L.M.,Caetano,A.&Rivero,C.(2007).Revolução Positiva:Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais.Comportamento Organizacional e Gestão,13, 1, pp115-136 Neto,L.M.(2008).Tudo o que sempre quis saber sobre o IA em 10 perguntas.http://inqueritoapreciativo.com/Tudo-o-que-sempre-quis-saber-sobre-o-IA.pdf Rascon,N.&Littlejohn,S.(2017).Coordinated Management of Meaning:a Research Manual.Ohio:Taos Institute Publications. Stavros,J. &Torres,C.(2018).Conversations worth having:Using Appreciative Inquiry to Fuel Productive and Meaningful Engagement.Oakland, Ca:Berrett-Koehler : null null