Plano de Estudos

Seminário de Práticas e Estágios 8111903

Contextos

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_2º semestre_LGRH

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Co-construir uma comunidade de aprendizagem e intervisão - Promover a capacidade de relacionar a literatura cientifica no âmbito de GRH com a experiência prática e pessoal - Desenvolver capacidades de reflectir criticamente sobre a prática de GRH em contextos diversificados (Publico, Privado e 3º Sectores) - Desenvolver competências de observação, auto e hetero-conhecimento e potenciação de desenvolvimento sistémico próprio e contextual - Desenvolver a capacidade de análise de episódios comunicacionais/atos de fala, através da Gestão Coordenada do Sentido/Significações  

Programa

1. Fundamentos teóricos de Práticas e Estágios ("Practicum"): - Modelo sistémico humanista e transformador - Modelo de Gestão Coordenada do Sentido (CMM) - Modelo do Inquerito Apreciativo  - Modelo da Orientação para a Solução - Modelo do Good Work (Harvard): Excellence, Ethics e Engagement - Outros modelos capacitadores 2. Os cinco pilares da teoria-prática - Relações positivas e formulação de objetivos - Construção de competencias e identificação de exceções - Trabalhar na progressão, progredir no trabalho - Processos de Reflexão e feed-back - Pegada pessoal do profissional de GRH no contexto da organização

Método de Avaliação

As metodologias de ensino são teórico-praticas, participativas, relacionais e colaborativas.   Os métodos de Avaliação permitem duas opções:   1. Avaliação CONTÍNUA, que inclui: - Trabalho de Grupo (50%); - Trabalho Individual (50%).   2. Avaliação FINAL, em período de exames (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bannink,F.(2015).Handbook of Positive Supervision.Hogrefe Publ. Fishman,W.&Barendsen,L.(2010).The Good Work Toolkit.Cambridge, Harvard:The Graduate School of Education. http://thegoodproject.org/pdf/GoodWork-Toolkit-guide.pdf Marujo,H.A.,Neto,L.M.,Caetano,A.&Rivero,C.(2007).Revolução Positiva:Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais.Comportamento Organizacional e Gestão,13, 1, pp115-136 Neto,L.M.(2008).Tudo o que sempre quis saber sobre o IA em 10 perguntas.http://inqueritoapreciativo.com/Tudo-o-que-sempre-quis-saber-sobre-o-IA.pdf Rascon,N.&Littlejohn,S.(2017).Coordinated Management of Meaning:a Research Manual.Ohio:Taos Institute Publications. Stavros,J. &Torres,C.(2018).Conversations worth having:Using Appreciative Inquiry to Fuel Productive and Meaningful Engagement.Oakland, Ca:Berrett-Koehler  : null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre