Plano de Estudos

Desenvolvimento Pessoal e Relacional DPR

Contextos

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LGRH

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_2º semestre_LGRH

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC visa desenvolver aprendizagens concretas e reflexões em torno da auto e hétero-capacitação e da necessidade de desenvolvimento de competências globais não técnicas, permitindo um melhor desempenho e bem-estar pessoais e profissionais. Trata-se de uma UC com uma importante componente prática cientificamente fundamentada, que integra o conhecimento ministrado no âmbito mais vasto dos estudos do bem-estar pessoal e organizacional e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Pretende-se enfatizar que o sucesso das pessoas nas organizações implica aliar ao conhecimento técnico competências de natureza pessoal, relacional e instrumental que, não raras vezes, constituem o elemento decisivo no desenvolvimento do percurso profissional e na promoção de ambientes de trabalho saudáveis, harmoniosos, capacitadores, com uma saudável e eficaz gestão de conflitos, e que contribuam para uma sociedade mais justa e inclusiva e para um mundo ecológica, económica e socialmente mais sustentável.

Programa

1. Para além das competências técnicas e analíticas: Competências globais e nucleares no atual e futuro mercado de trabalho 2. Saúde mental e gestão de pessoas 3. A importância do desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais para o desempenho e bem-estar pessoais e profissionais 4. Gestão de Pessoas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 5. Neurociências e gestão de pessoas 6. Desenvolvimento de competências pessoais 7. Desenvolvimento de competências relacionais 8. Gestão de conflitos e negociação 9. Desenvolvimento de competências instrumentais 10. Capacitação própria e capacitação dos/as outros/as.

Método de Avaliação

Os métodos de ensino serão ativos, participativos e expositivos. Serão realizadas dinâmicas grupais de aplicação prática dos conteúdos, conducentes a uma maior aprendizagem, integração e reflexão sobre os conteúdos. Relativamente à avaliação, esta será continua, sendo composta por quatro elementos: 1. Trabalho de grupo: preparação de um caso prático com recurso aos conteúdos programáticos lecionados e práticas desenvolvidas (30%), a entregar na penultima semana de aulas; 2. Apresentação do trabalho de grupo (20%) nas ultimas duas semanas de aulas; 3. Reflexão individual sobre as competências adquiridas ao longo do semestre (25%) a entregar uma semana após o termino das aulas; 4. Frequência com consulta coincidente com a 7ª aula (25%), A opção de exame final está disponível para tod@s os alun@s que não escolham o método contínuo e corresponde a Os estudantes deverão informar a docente sobre a metodologia de avaliação escolhida até ao final das duas primeiras semanas de aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e Prática: Rego, A. 2016 Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e Prática (4º edição). Lisboa: Edições Sílabo.
  • Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais – Teoria e Prática: Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. 2015 Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais – Teoria e Prática (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo
  • Gestão de Conflitos e Negociação: Marujo, H. Á. 2017 Marujo, H. Á. (2017). Gestão de Conflitos e Negociação. In Lopes, M.P., Lopes, A., Botelho, C., Palma, P. J., Marujo, H. A. & Gomes, C., Manual de Gestão de Recursos Humanos, 155-190. Lisboa: Edições ISCSP (Vol. III).
  • Neurociências e Gestão de Pessoas: Razões, Benefícios e Perigos do Encantamento.: Marujo, H.Á. 2019 Marujo, H.Á.(2019). Neurociências e Gestão de Pessoas: Razões, Benefícios e Perigos do Encantamento. In C. Santos (Ed.), Gestão de Pessoas a Preto e Branco. Porto:Vida Económica
  • Inteligência Emocional.: Goleman, D. 2012 Goleman, D. (2012). Inteligência Emocional. Lisboa: Temas e Debates.

Secundária

  • Handbook of Emotion Regulation: Gross J. J. 2014 Gross J. J. (2014). Handbook of Emotion Regulation (2th ed.). New York: The Guildford Press. Newman, A., Ucbasaran, D., Zhu, F., e Hirst, G. (2014). Psychological capital: A review and synthesis. Journal of Organizational Behavior, 35, 120-138.
  • Emotional intelligence for managing results in a diverse world: The hard truth about soft skills in the workplace: Gardenswartz, L., Cherbosque, J., & Rowe, A. 2010 Gardenswartz, L., Cherbosque, J., & Rowe, A. (2010). Emotional intelligence for managing results in a diverse world: The hard truth about soft skills in the workplace. Hachette UK.
  • Goodwork: Theory and practice: Gardner, H. 2010 Gardner, H. (2010). Goodwork: Theory and practice. http://thegoodproject.org/pdf/GoodWork-Theory_and_Practice-with_covers.pdf
  • Conflitos e desenvolvimento nos grupos e equipas de trabalho: uma abordagem integrada: Dimas, I. D.,Lourenço, P.R. & Miguez, J. 2005 Dimas, I. D.,Lourenço, P.R. & Miguez, J. (2005). Conflitos e desenvolvimento nos grupos e equipas de trabalho: uma abordagem integrada. Psychologica, 38, 103-119.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre