Plano de Estudos

Ambientes de Trabalho Saudáveis 8111905

Contextos

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LGRH

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_2º semestre_LGRH

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade visa contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências fundamentais para a identificação das caraterísticas dos ambientes de trabalho saudáveis, suas causas e consequências, formas de dignóstico e intervenção, bem como o papel da gestão de recursos humanos

Programa

Parte 1. Criar ambientes de trabalho saudáveis 1.1 Segurança e saúde em números 1.2 Princípios e conceitos base de Segurança e Saúde no Trabalho 1.2 Os benefícios de ter trabalhadores saudáveis 1.3 Teorias sobre saúde e bem-estar individual e organizacional Parte 2. Reconhecer o trabalho não saudável 2.1 Características de ambientes de trabalho não saudáveis 2.2 Distress e burnout 2.3 Assédio e violência no trabalho 2.4 Acidentes de trabalho e doença profissional 2.5 Outros riscos psicossociais Parte 3. Desenvolver uma cultura de saúde 3.1 Definição de cultura saudável 3.2 Cultura e Clima 3.3 Liderança 3.4 Capital psicológico e engagement do trabalhador 3.5 Criar Ambientes de trabalho saudáveis Parte 4. Avaliar e promover a saúde no trabalho 4.1 Avaliação: instrumentos e implementação 4.2 Programas integrados de bem-estar 4.3 Desafios associados à mudança

Método de Avaliação

A metodologia de ensino será expositiva, interrogativa e ativa, com recurso à utilização de análise de casos. Serão apresentadas semanalmente tarefas formativas contributivas e preparatórias da avaliação sumativa. Existem duas modalidades de avaliação: • Avaliação Final (AF): prova de exame escrito individual (100%). • Avaliação Contínua (AC): realização de cinco trabalhos grupo em aula propostos ao longo do semestre (50%) e um exame individual (50%). A docente deve ser obrigatoriamente informada por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, a docente deve ser obrigatoriamente informada por escrito até uma semana antes da realização do primeiro momento de avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Locais de Trabalho Saudáveis para Todas as Idades: Promover uma vida profissional saudável.: Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho 2016 Agência Europeia da a Segurança e Saúde no Trabalho (2016). Locais de Trabalho Saudáveis para Todas as Idades: Promover uma vida profissional sustentável. Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.
  • Organizational Health and Wellbeing: Cooper, C. 2011 Copper, C. (2011). Organizational Health and Wellbeing. Sage Publications
  • Occupational Health Psychology: From burnout to well-being: Gonçalves, S. & Neves, J. 2013 Gonçalves, S. & Neves, J. (2013). Occupational Health Psychology: From burnout to well-being. Scientific & Academic Publishing.
  • Stress e bem-estar no trabalho: da definição aos modelos teóricos: Gonçalves, S. 2013 Gonçalves, S. (2013). Stress e bem-estar no trabalho: da definição aos modelos teóricos. Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho..
  • Organizaciones saludables: Una Mirada desde la psicologia positive: Salanova, M., Liorens, S. & Masrtinez, I.M. 2019 Salanova,M., Llorens, S.&Martinez,I.M. (2019). Organizaciones saludables: Una mirada desde la psicologia positive. Editorial Aranzadi.
  • Guia técnico n.º 3: Vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossocial no local de trabalho: Direção Geral da Saúde (DGS) 2021 DGS (2021). Guia técnico n.º 3: Vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossocial no local de trabalho. DGS

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre