Plano de Estudos

Deontologia e Ética Profissional DEP

Contextos

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LGRH

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_1º semestre_LGRH

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LGRH

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Tem como objetivo geral contribuir para uma formação global, atual e critica sobre as principais temáticas em Deontologia e Ética Profissional. Esta UC tem assim, como resultado esperado, que o aluno desenvolva uma compreensão aprofundada das teorias e das práticas decorrentes da Ética para a Gestão de Recursos Humanos. Tem como objetivos específicos: discutir e aplicar os principais modelos teóricos; focar as áreas mais básicas e estruturantes; identificar as áreas em desenvolvimento, emergentes de modo mais acentuado, na atualidade. Como competências a desenvolver pelos discentes pretende: - Analisar e explicitar o impacto que as temáticas éticas têm em contexto organizacional; - Desenvolver ferramentas que possibilitem identificar e trabalhar dilemas éticos associados à Gestão de Recursos Humanos. Partindo tanto dilemas próprios do quotidiano, como dilemas estruturantes da realidade profissional.

Programa

1. Introdução à Ética e Deontologia 1.1) Conceitos fundamentais 1.2) Distinção entre ética e deontologia profissional 1.3) Teorias Normativas vs. Prescritivas 1.4) O utilitarismo 1.5) A ética das virtudes. 2. A Importância da Ética em GRH 2.1) Tomada de Decisão Ética 2.2) Análise de códigos de ética e de deontologia 2.3) Estudo de casos - Dilemas éticos 2.4) Gestão de conflitos de interesse 2.5) Práticas de favoritismo: como abordar o seu impacto. 3. Questões éticas na gestão de pessoas 3,1) Ética no recrutamento e seleção 3.2) Avaliação de desempenho e feedback ético 3.3) Diversidade, inclusão e igualdade. 4. Privacidade e Confidencialidade 4,1) Gestão da informação e proteção de dados 4.2) Limites éticos na vigilância dos colaboradores 4.3) Uso de tecnologia e redes sociais em meio laboral. 5. A Liderança Ética 6. Desenvolvimento e Formação Ética 7. Tendências contemporâneas 7.1) Impacto da inteligência artificial nas práticas de GRH 7.2) Novos desafios éticos.

Método de Avaliação

A metodologia de ensino será interativa-ativa e expositiva-interrogativa. As modalidades de avaliação em vigor são as seguintes: a) Avaliação contínua (AC), na Época Normal (EN); b) Avaliação final (AF), na Época de Recurso (ER) e na Época Especial (EE). A avaliação contínua (AC) disponível na EN, inclui três momentos de Avaliação: - 25% - Avaliação individual da apresentação oral do trabalho de grupo e dos comentários, participação nos debates e todos os contributos individuais de cada aluno no decurso do semestre; - 25% - Avaliação em grupo do poster, integrando todas as sugestões transmitidas em sala de aula, na sequência da Apresentação oral; - 50% - Teste escrito individual, presencial e sem consulta. A avaliação final (AF), disponível na ER e na EE, consiste num exame final, escrito, individual, presencial e sem consulta. O exame final tem uma ponderação de 100 %. O acesso à modalidade de avaliação contínua (AC) implica a adesão escrita do aluno.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ethics and the Conduct of Business: Boatright, J., & Smith, J. 2017 Boatright, J., & Smith, J. (2017). Ethics and the Conduct of Business (8th ed). Pearson.
  • “We are not the ethics police”: The professionalization of clinical ethicists and the regulation of medical decision-making: Schupmann, W. 2023 Schupmann, W (2023). “We are not the ethics police”: The professionalization of clinical ethicists and the regulation of medical decision-making. Social Science & Medicine https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2023.115808
  • An artificial intelligence algorithmic approach to ethical decision-making in human resource management processes: Rodgers, W.; Murray, J.; Stefanidis, A.; Degbey, W. & Tarba, S. 2023 Rodgers, W.; Murray, J.; Stefanidis, A.; Degbey, W.; & Tarba, S. (2023). An artificial intelligence algorithmic approach to ethical decision-making in human resource management processes Human Resource Management Review 33 (2023) 100925 https://doi.org/10.1016/j.hrmr.2022.100925
  • Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas: Rodrigues, J., & Duarte, M. 2012 Rodrigues, J., & Duarte, M. (2012). Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas. Escolar Editora.
  • Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas: Almeida, F. 2010 Almeida, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas
  • Gestão Ética e Responsabilidade Social das Empresas: Rego, A; Moreira, J.M.; Sarrico, C. 2003 Rego, A; Moreira, J.M.; Sarrico, C. (2003). Ética e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Princípia Editora.
  • Ethical leadership and its impact on human resource practices: A systematic review.: Baker, S., & Brouwers, R 2024 A systematic review. Journal of Business Ethics, 180 (3), 679-697.
  • Artificial intelligence in HR: Navigating ethical dilemmas and enhancing accountability.: Nguyen, T., & Harrison, R. 2023 Journal of Business Ethics, 179 (1), 89-107.
  • Ethical challenges of AI in human resource management: A framework for responsible adoption.: Martínez, L., & Tomás, J. 2024 Human Resource Management Journal, 34 (2), 456-472
  • Professional ethics in human resources: Challenges and strategies: Lopez, A. A., & Stevens, D. 2023 Human Resource Management Review, 33 (2), 105-115.

Secundária

  • Fundamentos da Ética Profissional: Vieira, D., & Portela, I. 2015 Vieira, D., & Portela, I. (2015). Fundamentos da Ética Profissional. Novas Edições Académicas.
  • Convite à Ética: Savater, F. 2008 Savater, F. (2008). Convite à Ética. Lisboa: Fim de Século.
  • Os meios justificam os fins.: Vargas, R. 2005 Vargas, R. (2005). Os meios justificam os fins. Lisboa: Edições Gradiva.
  • Ética para um Jovem: Savater, F. 1991 Savater, F. (1991). Ética para um Jovem. Lisboa: Dom Quixote
  • Human resources management: Perspectives, contexts, functions, and outcomes.: Sims, R. R., & Bias, R. 2022 Information Age Publishing.
  • Ethics and artificial intelligence in human resources: Balancing technology and morality.: Buchanan, A. 2022 Springer

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre